QUEM LARGA NA FRENTE?
Serão entrevistados quase 10 mil moradores-eleitores, entre os dias 2 e 6 de janeiro, nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista
da Redação BS9
25/01/2024 - quinta às 09h49
Badra Comunicação
Com forte atuação em cidades da Baixada Santista, do Grande ABC, do Alto Tietê e também na Capital, o instituto Badra é o primeiro em todo o Brasil a registrar pesquisas de intenção de voto com vistas às eleições municipais de 2024. Com o registro, o instituto atende aos dispositivos da Lei 9.504/1997 e da Resolução 23.600/2019.
Essa primeira rodada de levantamentos, que acontece entre os dias 2 e 6 de janeiro, tem por abrangência os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Em cada uma das cidades serão entrevistados 1.060 moradores-eleitores, em diferentes pontos de fluxo populacionais. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A amostra definida pela Badra leva em consideração a proporção de eleitores presentes no universo da pesquisa (eleitorado total do município) para as variáveis gênero, faixa etária, escolaridade e renda. Já o instrumento de coleta de dados conta com questões abertas, como a intenção de voto espontânea, e estruturadas, no caso a intenção de voto estimulada, por vezes em diferentes cenários.
De acordo com Alan Alvarenga, coordenador de aplicação em campo, as equipes que vão às ruas são compostas de 10 entrevistadores sociais e três supervisores de campo. “Com isso a gente consegue emprestar um controle à atividade de campo que contribui diretamente para a melhor assertividade nos resultados. Para cada três entrevistadores há um supervisor acompanhando toda a aplicação”.
Alan explica que não é incomum o assédio aos entrevistadores por parte de pré-candidatos, assessores e cabos eleitorais. “Mas a Badra possui um rol de estratégias de campo que se não frustra na totalidade esse assédio, reduz em mais de 95% a possibilidade de produzir desvios sobre os resultados”.
A Badra – A Badra Comunicação está no mercado, realizando diversos tipos de pesquisa de opinião, desde 1999. Na Baixada Santista, nas eleições municipais de 2020, o instituto acertou o resultado da eleição em oito das nove cidades. A exceção foi São Vicente, por conta de uma variável interveniente, pós aplicação em campo, que foi o atentado a um dos candidatos à prefeito.
De acordo com o Pindograma (https://pindograma.com.br/ranking.html), que organiza uma espécie de ranking dos institutos com base em sua performance nas eleições, o Instituto Badra é ranqueado com nota B+, a mesma de outros institutos de renome nacional, como o DataFolha e o Ipespe.
Resultados – Os resultados da pesquisa Badra de intenção de voto, para prefeito, nas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista serão conhecidos a partir da próxima quarta-feira, dia 10. O caderno de resultados será publicado na página do instituto na internet (badracomunicacao.com.br), no portal de notícias BS9 (bs9.com.br) e, com exclusividade, já na terça-feira, dia 9, na TV Thathi Band Litoral, parceira oficial da Badra.
Deixe a sua opinião
ver todos