TRANSPARÊNCIA
Levantamento de intenção de voto será realizado em São Paulo capital, nos dias 2 e 3 de outubro. Uma equipe composta por 14 entrevistadores sociais e dois supervisores de campo farão a abordagem para ouvir 2.500 moradores-eleitores
da Badra Comunicação
14/09/2023 - quinta às 09h10
Essa é a primeira vez que um instituto de pesquisa permite tal monitoramento - Reprodução/Badra Comunicação
O resultado completo será divulgado no dia 6 de outubro, a exatamente um ano do primeiro turno da eleição de 2024 para a Prefeitura de São Paulo. No entanto, de modo inédito e inovador, a Badra Comunicação dará acesso, por meio de link exclusivo, ao acompanhamento, em tempo real, da realização da pesquisa em campo e, consequentemente, dos resultados encontrados.
Essa é a primeira vez que um instituto de pesquisa permite tal monitoramento. “A Badra já há mais de uma década abandonou a prancheta e aplica seus levantamentos em plataforma eletrônica própria, disponibilizando a seus clientes logins e senhas de acesso ao acompanhamento em tempo real. Nessa rodada, que é autoral, vamos abrir para que interessados, previamente cadastrados, possam desfrutar dessa experiência”, explica o jornalista Maurício Juvenal, coordenador da pesquisa e analista de dados do instituto.
Segundo ele, o resultado produzido em campo é, em geral, muito próximo e semelhante ao resultado final, quando já aplicados os fatores de ponderação estatística. “Por vezes você tem alguma diferença que afeta no máximo a primeira casa decimal, ou seja, o número que vem depois da vírgula. Claro, graças a uma abordagem e seleção em campo que privilegia seguir à risca o plano metodológico formulado”, destaca.
São Paulo, Capital
Maior e principal colégio eleitoral do País entre os municípios, a pesquisa a ser aplicada pelos Instituto Badra, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, vai ouvir 2.500 moradores-eleitores, nas quatro macrorregiões da Cidade: Zonas Norte, Sul, Leste e Centro-Oeste, com amostra proporcional ao eleitorado de cada uma dessas regiões. O mesmo critério vale para as variáveis gênero, faixa etária, escolaridade e renda.
Ao todo, uma equipe composta de 14 entrevistadores sociais, e dois supervisores de campo, fará a abordagem da população em diferentes pontos de fluxo em cada uma das regiões. O questionário é composto por 12 questões, sendo uma aberta (intenção de voto espontânea) e 11 fechadas.
Para além das perguntas de natureza de intenção de voto, a Badra inseriu no instrumento de coleta de dados questões relacionadas a problemas da cidade, bem como possíveis propostas de campanha. De acordo com Juvenal, a ideia é extrair a opinião dos munícipes acerca dos problemas que eles gostariam de ver solucionados de modo prioritário e, também, medir a força de propostas que teriam peso para mudar o seu voto, em favor do candidato que as defendessem.
Apesar da pesquisa não conter perguntas sobre o desempenho da atual Administração Municipal, os entrevistados serão instados a responderem se sabem ou não dizer o nome do atual chefe do Executivo municipal. “A Badra defende que não cabe misturar, num mesmo levantamento, intenção de voto e avaliação da administração. Independentemente da ordem que as perguntas aparecem, uma situação acaba contaminando o resultado da outra”, argumenta.
Cruzamentos e revelações
Maurício Juvenal explica, ainda, que perguntas como em quem o eleitor votou no segundo turno das eleições de 2020 e de 2022 vão permitir identificar, entre outros, se a polarização Bolsonaro-Lula tem ou terá impacto na decisão de voto pelo eleitor paulistano.
“Na verdade, os múltiplos cruzamentos que a plataforma Badra permite, acabam por revelar aspectos qualitativos envolvidos no voto e até mesmo em relação aos indecisos. Estamos falando dos cruzamentos entre perguntas e entre perguntas e as variáveis de controle”, pontua.
Acesso em tempo real
Serão liberados 30 links exclusivos para acompanhamento do trabalho de campo em tempo real. Os interessados, população em geral, veículos de comunicação, agentes políticos e outros, devem enviar um e-mail com a solicitação para o endereço eletrônico [email protected].
Os 30 primeiros solicitantes receberão uma resposta de confirmação, a partir do fornecimento de seus dados, com login e senha de acesso.
Segundo Juvenal, permitir o acesso é emprestar ainda mais transparência ao trabalho realizado pelo Instituto. “Essa tem sido uma marca da Badra, que inclusive já detém a nota B+, de acordo com o ranking da Plataforma Pindograma, e que avalia do desempenho dos institutos de pesquisa com base no nível de acerto dos resultados de seus levantamentos. O monitoramento em tempo real é um passo a mais o quanto é técnico e sério o trabalho realizado por toda a equipe da Badra Comunicação”, finaliza.
Deixe a sua opinião
ver todos