PESQUISA NA BAIXADA
Faltando quatro dias para as eleições gerais do próximo domingo, dia 2, instituto Badra divulga a maior e principal pesquisa realizada na Região
Da Redação BS9
27/09/2022 - terça às 12h00
Foto: Divulgação/Badra
Se dependesse exclusivamente de como pensam e votam os mais de 1,4 milhão de eleitores da Baixada Santista, o País elegeria, no próximo domingo, dia 2, Jair Bolsonaro (PL) como Presidente da República; Tarcísio de Freitas (Republicanos), como Governador de São Paulo; e Márcio França (PSB), como senador por São Paulo.
É isso que revela a mais recente pesquisa Badra de opinião, que ouviu 4,8 mil moradores eleitores das nove cidades da Baixada Santista, entre os dias 22 e 26 de setembro. A margem de erro do levantamento, registrado na Justiça Eleitoral, é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Para a Presidência da República – Na pesquisa estimulada, o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, aparece com 40,5% das intenções de voto, contra 37% de seu principal concorrente, o ex-presidente Lula, do PT. Considerando a margem de erro, eles estão tecnicamente empatados.
Num segundo bloco de intenções de voto estão Ciro Gomes, do PDT, que registra 6,2% da preferência e Simone Tebet, do MDB, com 5,9%. Soroya Thronicke, do União Brasil, alcançou 1,5% das citações. Já os demais candidatos à presidência oscilaram entre 0% e 0,2%.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro lidera, na Região, levantamentos realizados pela Badra, confirmando o perfil mais conservador do eleitorado regional.
Para o Governo do Estado de São Paulo – Pela primeira vez, entre as pesquisas Badra, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, aparece na frente de Fernando Haddad, PT, na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. A diferença entre ambos é mínima, de apenas 1,2%. Tarcísio tem 30,7% da preferência e, Haddad, 29,5%.
Já o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia, do PSDB, registra um desempenho, na Baixada Santista, abaixo de sua média estadual. Ele alcança apenas 17,2% das intenções de voto, num colégio eleitoral que representa cerca de 4% do total do Estado. Todos os demais candidatos ao Governo de São Paulo oscilaram entre 0% e 1%, na pesquisa estimulada.
Para o Senado Federal – O ex-prefeito de São Vicente e ex-governador de São Paulo, Márcio França, do PSB, segue consolidando sua liderança na corrida por uma cadeira no Senado Federal. Entre os eleitores da Baixada Santista, França tem a preferência de 38,1%, quatro em cada dez, e, assim, vai mandando para o espaço as pretensões de seu principal opositor, o astronauta Marcos Pontes, do PL, que tem consideráveis 26,1% das intenções de voto.
Já a deputada estadual Janaína Paschoal, do PRTB, foi citada por 3,9% dos entrevistados. Na sequência aparecem Edson Aparecido (MDB), com 2,0% das intenções de voto; Aldo Rebelo, do PDT, com 1,9%; Antonio Carlos, com 1,5%; Vivian Mendes, da UP, com 1,3%; e Ricardo Mellão, do Novo, com 1,2%. Os demais candidatos ao Senado oscilaram entre 0% e 0,6%.
A pesquisa Badra está registrada na Justiça eleitoral sob os números TSE BR-02333/2022 e SP-05226/2022. Na próxima sexta-feira, dia 30, o instituto divulga sua última pesquisa antes do primeiro turno das eleições, de abrangência estadual, possibilitando ao eleitor, no domingo, comparecer o desempenho da Badra com o resultado das urnas.
Deixe a sua opinião
ver todos