DÁ UM GOOGLE AÍ!
Vale lembrar que de lá para cá, e pela ordem, a cidade já foi governada por Dozinho, Alberto Mourão, Ricardo Yamauti, Roberto Francisco e, agora, Raquel Chini
Da Redação BS9
29/01/2023 - domingo às 00h02
O levantamento estatístico de dados ouviu 1.060 moradores-eleitores de Praia Grande - Foto: Divulgação/Badra Comunicação
A provocação foi feita pelo atual governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como forma de cutucar o ministro da Economia, Fernando Haddad, do PT, durante debate na Band TV, no primeiro turno da eleição do ano passado. Disse ele: “Entrem no Google e digitem aí, pior prefeito de São Paulo. Depois me falem as respostas”.
O assunto provocou polêmica, ganhou as ruas e até inspirou a equipe técnica da Badra. Afinal de contas, na opinião da população em geral, que foi o melhor e o pior prefeito de Praia Grande nas últimas três décadas? Mais precisamente desde 1989?
Vale lembrar que de lá para cá, e pela ordem, a cidade já foi governada por Dozinho, Alberto Mourão, Ricardo Yamauti, Roberto Francisco e, agora, Raquel Chini.
Como forma de melhor orientar os entrevistados em suas respostas, um disco de pesquisa, no formato de uma pizza, contendo os cinco nomes, foi apresentado em campo, seguindo a mesma boa técnica dos levantamentos estimulados.
SOBE...
O ex-prefeito e deputado federal eleito Alberto Mourão foi apontado como o melhor prefeito que a cidade já teve, com impressionantes 84,7% das citações. Na sequência - mas com percentuais abaixo da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos - aparecem Roberto Francisco, com 2,0%; Dozinho e Raquel Chini, com 1,8% cada um; e Ricardo Yamauti, com 1,2%. A opção “nenhum” recebeu 3,4% das menções e “todos” 0,3% das citações. Exatos 4,3% não souberam dizer.
...E DESCE
Na outra ponta, isto é, no ranking de pior prefeito que Praia Grande já teve, Roberto Francisco foi o mais citado, com 20,8%. Pela ordem e na sequência aparecem então Dozinho, com 15,0%; Ricardo Yamauti, com 14,4%; Raquel Chini, com 12,2%; e Alberto Mourão, com 3,0%. “Nenhum” foi mencionado por 10,1% dos entrevistados, enquanto “todos”, por 0,3%. E 23,7% não souberam avaliar.
O levantamento estatístico de dados ouviu 1.060 moradores-eleitores de Praia Grande, no último dia 13 de janeiro, em 11 diferentes pontos de fluxo do município, na proporção exata de votantes em cada uma das zonas eleitorais. Da mesma forma, foi respeitada a proporção por gênero, faixa etária, escolaridade e renda. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Mourão é o melhor prefeito para bolsonaristas e lulistas. Também para quem mora há pouco ou há muito tempo em PG
O ex-prefeito Alberto Mourão está fora da Prefeitura de Praia Grande há exatos dois anos.
Na pesquisa Badra de opinião, o questionário foi estruturado de modo a permitir o cruzamento entre questões, para além das variáveis de controle.
Entre os que moram a até dois anos no município, portanto que não conviveram com Mourão como prefeito, ele é apontado por 68,8% desses, como o melhor prefeito que Praia Grande já teve.
Esse percentual salta para 87,9% entre aqueles que residem na cidade há mais de dez anos.
Outro cruzamento: dos que votaram em Bolsonaro, no ano passado, 88,7% o apontam como melhor prefeito. Já entre os eleitores de Lula, 82,9%. E ponto!
Comentário do Juvenal
“Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”. A frase é atribuída a Nelson Rodrigues, pra lá de genial escritor brasileiro e que, me permitam o trocadilho, tem aceitação unânime como o escritor que melhor retrata a vida, como ela é! E Nelson Rodrigues tem razão, eu diria relativa razão.
Alberto Mourão, o sempre prefeito de Praia Grande, é (quase) uma unanimidade entre os moradores-eleitores da Cidade quando o assunto é o melhor prefeito da história, ou pelo menos das três últimas décadas. Ele é apontando por nada menos do que 9 em cada 10 entrevistados. O cara é um fenômeno.
A turma de Santos por certo vai torcer o nariz, mas é inegável que do ponto da infraestrutura de serviços públicos, e nas diferentes áreas de atuação, Praia Grande já superou Santos tanto do ponto de vista da oferta: em termos quantitativos e também qualitativos. É verdade, as ordens de grandeza são diferentes, o nível de exigência também. Mas Praia Grande, de fato, está um passo à frente.
Esse estar um passo à frente tem o nome de Alberto e o sobrenome de Mourão. E o melhor é que até os postes da cidade, do Canto do Forte a Solemar, sabem e reconhecem isso.
Deixe a sua opinião
ver todos