Pesquisa BS9-Badra
Tucano, no entanto, perdeu mais de 10 pontos em relação ao levantamento anterior, realizado em julho de 2021. Mas segue entre os mais bem avaliados na Região
Redação BS9 - Exclusivo
01/02/2022 - terça às 00h00
Caio Matheus caiu cerca de 10 pontos em comparação com a pesquisa realizada em julho de 2021, mas segue em uma posição confortável de aprovação - Arte: BS9
Levantamento estatístico de dados realizado ontem, dia 31, pela Badra Comunicação, a pedido do Portal BS9 – Litoral e Vale, revela que o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, do PSDB, é aprovado por 59,8% dos moradores-eleitores do município, ou seja, seis em cada dez entrevistados apoiam o desempenho do tucano à frente da Prefeitura.
Desde o último dia 27 o instituto deu início a uma nova rodada de pesquisas, nos nove municípios da Baixada Santista, a fim de avaliar o nível de satisfação popular com o desempenho dos atuais prefeitos, que iniciaram seus mandatos em janeiro de 2021, portanto, que encerraram há um mês o primeiro ano da gestão 2021-2024.
Em cada uma das cidades estão sendo ouvidos 800 moradores-eleitores que, além de dizerem se aprovam ou reprovam a administração municipal, atribuem conceitos (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo) ao seu desempenho e indicam qual vereador mais tem se destacado no trabalho parlamentar junto à Câmara local.
Em Bertioga, o prefeito Caio Matheus caiu cerca de 10 pontos em comparação com a pesquisa realizada, pela própria Badra, em julho de 2021, mas segue em uma posição confortável de aprovação, estando pelo menos entre os três prefeitos mais bem avaliados nessa rodada. Aprovação de 59,8% contra 33,5% de reprovação. Exatos 6,7% dos ouvidos afirmaram não saber avaliar.
Para Maurício Juvenal, consultor em análise de dados da Badra Comunicação, e coordenador da pesquisa, Caio Matheus fecha o primeiro ano de seu segundo mandato de bem com a população da cidade. “Ele de fato mantém a boa aceitação, dando a impressão de que mantém na atual gestão o mesmo ritmo que imprimiu na anterior. Algo pouco comum, diga-se de passagem, quando já não é mais possível disputar a reeleição”, argumenta o especialista.
A perda de mais de dez pontos na aprovação, segundo Maurício, não chega a ser algo que preocupa. “Nesse momento já fechamos o levantamento em sete das nove cidades que temos na área de abrangência e o que se percebe é que todos os prefeitos perderam desempenho. Não considero uma variável interveniente, ou seja, que possa determinar uma alteração profunda no resultado, mas é certo, e todo mundo sabe disso, que pesquisa realizada em períodos chuvosos sempre tendem a ter resultados ‘mais críticos’ em relação aos governos”.
O coordenador da pesquisa destaca, ainda, que a soma das avaliações ótimo e bom, pela gestão Caio Matheus, atinge 45,8% do público entrevistado, contra 23,0% de ruim e péssimo. “É o dobro de menções positivas, o que significa que não há qualquer sombra de dúvida de que os bertioguenses estão satisfeitos com a atual administração municipal”. Do total de entrevistados, 29,5% apontam a gestão apenas como regular.
A soma das avaliações ótimo e bom da gestão atinge 45,8%, contra 23,0% de ruim e péssimo (Arte: BS9)
Com a palavra
O anúncio do resultado foi recebido pelo prefeito de Bertioga de forma positiva. "A aprovação da nossa gestão pela maioria da população bertioguense demonstra que estamos no caminho certo. A boa avaliação é reflexo das nossas ações para descentralizar obras, serviços e oportunidades, que resultam em mais qualidade de vida para as pessoas. Avançamos muito e avançaremos ainda mais".
Caio Matheus aproveitou também para desejar sucesso ao Portal BS9 – Litoral e Vale, que agora está de cara nova. "A inovação é a palavra de ordem em um mundo cada vez mais dinâmico e digital. Parabéns e sucesso nessa nova fase do Portal BS9, que vem crescendo e se destacando a cada dia na cobertura jornalística regional".
Para Caio Matheus, o resultado da avaliação mostra que sua gestão está no caminho certo (Divulgação/PMB)
Na Câmara dos Vereadores
Ele atende pelo apelido de Carlos da Funerária, mas o nome de batismo é Antônio Carlos Ticianelli. É filiado ao PSDB, está em seu segundo mandato como vereador e foi assessor do então vereador Caio Matheus, de 2009 a 2012. Nascido no Paraná, é apontado agora, por 6% (48 citações espontâneas) dos entrevistados na Pesquisa BS9-Badra, como o vereador com melhor desempenho na Câmara Municipal de Bertioga.
“No final de setembro, quando fizemos essa mesma pergunta em um outro levantamento de dados, ele já havia conquistado a segunda posição, ficando atrás apenas do vereador Matheus Rodrigues. Isso comprova que, de fato, sua atuação tem chamado a atenção da população local”, explica Maurício.
O consultor destaca, ainda, que, dos 616 entrevistados, 76,8%, não souberam responder ao questionamento, deixando claro que o trabalho dos vereadores se mantém distante da realidade das ruas, num problema estrutural e que passa por uma mudança de comportamento do Poder Legislativo como um todo.
“Ainda que o papel de executar seja da Prefeitura, as câmaras e os vereadores precisam, urgentemente, aproximarem o muito do que fazem do público eleitor. Legislar e fiscalizar o Executivo pressupõem, também, ações concretas que vão além da análise de documentos. É preciso escutar a população, que é destinatária final das ações, programas e serviços que a Prefeitura executa, sobretudo por meio das comissões permanentes, sobre o seu nível de satisfação e, assim, trabalhar na proposição de temas e soluções que possibilitem uma cidade melhor e com mais qualidade de vida para seus moradores”, finaliza o consultor.
Com a palavra
Ouvido pela reportagem, o vereador agradeceu à população pela confiança. "Com certeza é fruto dessa proximidade que mantemos ao longo dos anos, tanto eu como a minha equipe. Atendemos a população no nosso gabinete, na Câmara. Também tem um escritório político que eu mantenho há quase oito anos no Centro. Sempre procuramos estar perto da população quando ela precisa. Sempre fazendo a fiscalização devida; sempre fazendo uma parceria com o Executivo para votar pautas importantes que beneficiem a comunidade bertioguense".
Carlos Ticianelli credita o fato de ser o vereador mais citado à proximidade que mantém com a população (Café da Manhã/YouTube)
Sobre os quase 77% de entrevistados que não souberam apontar um parlamentar que esteja se destacando na Câmara, ele acredita que isso pode ser mais um reflexo da pandemia de Covid-19.
"Tivemos um grande distanciamento da nossa população. E quando digo distanciamento, é real, de não estarmos perto. Lógico, não deixando de fazer os atendimentos via redes sociais. Mas tivemos um tempo de escritórios fechados, gabinetes fechados... O plenário da Câmara há mais de um ano não recebendo a comunidade. Tudo isso gerou um distanciamento entre o político e o eleitor".
Pesquisa BS9/Badra: Desempenho de vereadores de Bertioga
Deixe a sua opinião
ver todos