Segunda, 30 de Junho de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,40

Santos

20ºC

POLÍTICA

XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorre de 19 a 22 de maio com público recorde

A Marcha é o maior evento político da América Latina, e ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Mais de 11 mil gestores já se inscreveram; e o evento terá recorde de público neste ano

Da Redação

14/05/2025 - quarta às 15h00

Na programação paralela, o evento terá 47 arenas técnicas sobre temas da gestão. - Divulgação

Nos dias 19 a 22 de maio, a capital federal receberá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é o maior evento político da América Latina, e ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Mais de 11 mil gestores já se inscreveram; e o evento terá recorde de público neste ano. 

 

Com o tema Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil, a sessão solene de abertura acontece no dia 20 de maio, às 9 horas. É neste momento que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, vai apresentar as demandas municipalistas às autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de ministros de Estado e outras autoridades. Durante o discurso, Ziulkoski vai frisar a importância da cooperação entre todos os entes federados para que os Municípios possam fazer frente às demandas.

 

Os gestores também darão voz às principais pautas do movimento. Entre essas, a Proposta de Emenda à Constituição 66/2023 (PEC da Sustentabilidade Fiscal), medida que visa a mitigar os impactos negativos causados pela questão previdenciária nos Municípios. A Reforma Tributária, com debate sobre o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), também terá destaque. Ainda integram a programação principal temas como Federalismo Climático, Financiamento da Educação e da Saúde, Imposto de Renda e outros projetos em debate no Congresso. Na programação paralela, o evento terá 47 arenas técnicas sobre temas da gestão.

 

Coletiva de imprensa

No dia 19 de maio, às 11 horas, o presidente da CNM concede uma coletiva de imprensa para apresentar estudos com dados inéditos que vão pautar as ações do movimento municipalista na Marcha. O encontro ocorre de maneira híbrida, na sede da CNM, em Brasília, e por meio do Zoom, com inscrição prévia.

Faça a sua aqui: https://bit.ly/3YKjxsA

 

Credenciamento de imprensa

Já o credenciamento de imprensa para cobertura da Marcha ocorre presencialmente, no CICB, a partir das 10h do dia 19 de maio, sendo exclusivo para repórteres, repórteres fotográficos acompanhados do jornalista e cinegrafistas de jornais televisivos. Para solicitação, é necessária apresentação de credencial do veículo de comunicação e documento de identificação profissional. A homologação dos profissionais de imprensa fica a critério da Confederação.

 

Confira a programação completa: https://marcha.cnm.org.br/programacao

 

Serviço

O que: XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios 

Quando: 19 a 22 de maio 

Onde: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@TVportalCNM

Coletiva de imprensa: inscrição no link - https://bit.ly/3YKjxsA

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DESENVOLVE SP

Desenvolve SP reforça o papel do crédito para MPMEs em São Paulo, alinhada às Tendências de Inovação

JUSTIÇA

Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais

OPORTUNIDADES

IBGE abre inscrições para programa de estágio com mais de 300 vagas

2
Entre em nosso grupo