Sexta, 15 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,31

Santos

16ºC

FIDI

Totens de atendimento reduzem o tempo de espera em unidades de diagnóstico mais de 50%

Instalados na unidade Várzea do Carmo operacionalizadas pela FIDI, a implementação demonstrou que o tempo médio de atendimento para abertura de ficha reduziu de 7 minutos para até 3 minutos

Da Redação

12/06/2025 - quinta às 07h48

Essa mudança significativa é resultado de um sistema inteligente que permite a parametrização de regras de balanceamento de fila por modalidade de exame e por prioridade de atendimento. - Divulgação

 Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do Brasil, anuncia a automação do atendimento por meio de totens eletrônicos, uma inovação que tem transformado a experiência dos pacientes. Instalados na unidade Várzea do Carmo operacionalizadas pela FIDI, a implementação demonstrou que o tempo médio de atendimento para abertura de ficha reduziu de 7 minutos para até 3 minutos. 

Além da redução do tempo de atendimento, para o paciente passar com o profissional de saúde, os resultados são expressivos na otimização dos fluxos. Com o novo sistema, o tempo médio de espera caiu de até 40 minutos para aproximadamente 15 a 20 minutos. Essa mudança significativa é resultado de um sistema inteligente que permite a parametrização de regras de balanceamento de fila por modalidade de exame e por prioridade de atendimento. 

O maior diferencial desse projeto, quando comparado a outros totens, é o sistema que roda no equipamento, que permite personalizar o fluxo de atendimento de forma mais ágil e flexível, garantindo eficiência tanto para o paciente quanto para a equipe”, destaca Renan Delgado, gerente de Tecnologia e Inovação Digital SR da FIDI e responsável técnico pela implantação do projeto. 

O fluxo é simples: o paciente, previamente agendado via regulação estadual, realiza o check-in no totem ao informar seu CPF ou Cartão SUS, recebendo uma senha conforme a prioridade e o tipo de exame — que pode incluir mamografia, tomografia, densitometria óssea, raio-x e ultrassonografia. 

A iniciativa, que entrou em operação neste ano, já tem previsão de expansão para outras unidades, ainda em 2025, refletindo o compromisso contínuo da FIDI com a inovação e a excelência no atendimento à população. 

Sobre a FIDI 

Fundada em 1986 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com mais de 2.100 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos parceiros, a FIDI está presente em mais de 90 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É a maior empresa especializada em diagnóstico por imagem do Brasil. Em 2024, foram 5 milhões de exames realizados - 7% de crescimento em relação à 2023 -, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X, densitometria óssea, hemodinâmica e medicina nuclear. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa, Consultoria, Educação Médica e Inteligência Artificial. 
 
A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade e em 2023 renovou a certificação, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW). Em 2025, a FIDI ganhou o prêmio Líderes da Saúde, na categoria Laboratórios, reconhecimento do Grupo Mídia às empresas, indústrias, entidades setoriais e prestadores de serviço. 

Desde 2014 a FIDI atua no projeto da carreta-móvel ‘Mulheres de Peito’, parceria com o Estado de São Paulo, que oferece exames gratuitos de mamografia. Já são mais de 300 municípios atendidos, mais de 360 mil mamografias, 19 mil ultrassonografias e 900 biópsias realizadas, além de 3.900 mulheres encaminhadas.   

A Fundação amplia, a cada ano, sua atuação em iniciativas itinerantes que levam saúde e bem-estar e, neste sentido, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos (SP), participa do projeto “Carreta da Saúde da Mulher”. São realizados exames como mamografia bilateral, ultrassonografia mamária e ultrassonografia transvaginal.  

Essas ações reforçam a força da Fundação em projetos de acesso à saúde, garantindo atendimento de qualidade e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GERAL

Moradores do oeste paulista recebem alerta de tempo seco por celular

TARIFAÇO

Plano do governo para socorrer as empresas exportadoras disponibiliza 30 bilhões em crédito

POLÍTICA

"Soberania é intocável", diz Lula ao anunciar ajuda a exportadores

2
Entre em nosso grupo