ARTESANATO BRASILEIRO
Com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), resultados da maior exposição do país impressionam
Da Redação
07/07/2025 - segunda às 18h00
França destacou a consolidação do compromisso do presidente Lula com a arte popular brasileira, o fortalecimento da economia criativa e a valorização dos pequenos empreendedores, gerando oportunidades e renda. - Divulgação
s números do 19º Salão do Artesanato, falam por si: de 21 a 25 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, o evento rendeu R$ 4.709.895,12 em negócios, com 88.746 peças comercializadas, entre vendas diretas e encomendas realizadas, beneficiando 674 artesãos diretamente e cerca de 3.100 de forma indireta. Foram 27 estandes de 50m², apresentando a diversidade cultural do Brasil, além de um estande institucional das duas confederações nacionais de artesãos, a Confederação Brasileira de Artesãos (Conart) e a Confederação Nacional do Artesãos do Brasil (Cnarts).
Com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), ligado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), foi a primeira vez, em dez anos, que os 27 estados brasileiros estiveram juntos de novo. O ministro Márcio França, que visitou a feira na abertura, comemorou o sucesso do evento. “A maior exposição do Brasil em artesanato teve o reconhecimento merecido, com a participação marcante dos principais mestres do país, que revelaram o talento do povo brasileiro em cada peça.”
França destacou a consolidação do compromisso do presidente Lula com a arte popular brasileira, o fortalecimento da economia criativa e a valorização dos pequenos empreendedores, gerando oportunidades e renda.
Para o secretário Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, o Salão do Artesanato virou palco da cultura da produção nacional, com as carteiras em marchetaria, do Acre; da arte santeira, do Piauí; dos bordados de Minas Gerais; das roupas de cama mesa e banho do Nordeste; dos enfeites e acessórios em capim dourado, do Tocantins e da arte de forte tradição indígena do Amazonas.
Além da exposição e venda de produtos, a programação gratuita incluiu desfiles de moda, apresentações musicais, oficinas e uma rodada de negócios com compradores de todo o país.
Secretaria de Emprendedorismo
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