Quarta, 01 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,24

Santos

25ºC

CULTURA

SP: município cancela Festa Literária Pirata alegando caráter político

O contrato firmado previa que, em caso de rescisão, isso deveria ser comunicado, no máximo, 15 dias antes do evento. Porém, o cancelamento foi anunciado pela prefeitura na última sexta-feira menos de uma semana antes do evento.

Da Redação

04/08/2025 - segunda às 15h00

Organizadores denunciam censura e mudam evento de local - Tomaz Silva

A prefeitura de São Paulo cancelou a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), marcada para começar na próxima quarta-feira (6) , na Praça das Artes. O evento alternativo, realizado desde 2018 com atrações gratuitas, teve o contrato que permitia o uso do local para o evento anulado.

O contrato firmado previa que, em caso de rescisão, isso deveria ser comunicado, no máximo, 15 dias antes do evento. Porém, o cancelamento foi anunciado pela prefeitura na última sexta-feira menos de uma semana antes do evento.

Por meio de nota, a Fundação Theatro Municipal informou que suspendeu a realização do evento em razão do uso político por parte de seus organizadores. Para a administração municipal, no lugar de um festival para promover a literatura independente, a feira tinha em sua programação conteúdo exclusivamente de apelo ideológico, com indisfarçável viés eleitoral. “Por este motivo, a fundação suspendeu o evento por entender que seus organizadores usariam uma estrutura pública para interesses políticos e eleitorais”, diz a nota.

Para a organização da Flipei, a decisão é classificada como censura. Em um comunicado em nas redes sociais, a Flipei disse que está movendo medidas judiciais e políticas para responsabilizar a Fundação Theatro Municipal, sua direção, a Secretaria de Cultura e a prefeitura de São Paulo.

Novos espaços

No mesmo aviso, a organização afirma que os eventos da programação serão distribuídos entre o Espaço Cultural Elza Soares, nos Campos Elíseos, o Armazém do Campo, o Instituto Luiz Gama e o bar Sol y Sombra da Rua Treze de Maio.

“A Flipei 2025 vai acontecer, nos mesmos dias, mesmos horários, em outros espaços da resistência de São Paulo”.

A edição 2025 deve contar com a participação de 220 editoras, realizará mais de 40 debates nacionais e internacionais, shows, bailes, atividades para crianças e lançamentos de livros. 

 

 

 

Agência Brasil

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ECONOMIA

São Paulo abre mais de 45 mil vagas formais de trabalho em agosto

VACINAÇÃO

Ministro faz apelo por atualização da caderneta vacinal das crianças

EXPLOSÃO

Explosão em fábrica de SP expõe impacto silencioso de desastres industriais

2
Entre em nosso grupo