GAECO
Operação Spare cumpre 25 mandados de busca e apreensão na capital paulista, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista
Da Redação
26/09/2025 - sexta às 09h51
Foram mobilizados mais de 110 policiais militares do Comando de Choque de São Paulo e unidades especializadas para cumprimento das ordens judiciais. - Divulgação
Em atuação integrada, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) apoiou ação do Ministério Público (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), da Receita Federal, da Procuradoria-Geral do Estado e da Polícia Militar que deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/9), a operação Spare para cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão na capital e cidades da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
A ofensiva atinge uma organização criminosa estruturada que atuava na exploração de jogos de azar, na comercialização de combustíveis adulterados e na prática de lavagem de dinheiro por meio de uma fintech.
A investigação revelou que máquinas de cartão apreendidas em casas de jogos clandestinos, em Santos, estavam vinculadas a postos de combustíveis. O cruzamento das informações financeiras demonstrou que os valores eram desviados para uma instituição de pagamento, utilizada para ocultar a origem ilícita e movimentar recursos milionários. A apuração também identificou vínculos da rede criminosa com empresas do setor hoteleiro, postos de combustíveis e instituições de pagamento que mantinham contabilidade paralela, dificultando o rastreamento dos recursos.
Foram mobilizados mais de 110 policiais militares do Comando de Choque de São Paulo e unidades especializadas para cumprimento das ordens judiciais. Participaram na preparação e no cumprimento oito auditores fiscais da Sefaz-SP, assim como agentes da Receita Federal, integrantes do MPSP e equipes da PGE-SP.
A ação é um desdobramento da Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, que desmantelou um esquema semelhante no setor de combustíveis com participação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
A operação Spare reforça a atuação conjunta entre órgãos de investigação, controle e forças de segurança para enfrentar atividades ilícitas complexas que afetam diretamente os consumidores e a economia formal do país.
Secretaria da Fazenda e Planejamento
Deixe a sua opinião
ver todos