TECNOLOGIA E SEGURANÇA
Monitoramento via IoT alimenta plataforma de vigilância das instalações de água e esgoto, que busca combater furtos e vandalismos que prejudicam a população
Da Redação
29/07/2025 - terça às 04h00
A Sabesp está promovendo uma ampla reestruturação em sua política de segurança corporativa. A Companhia aposta em tecnologia de ponta, ações preventivas e integração com órgãos de segurança pública para garantir um ambiente mais seguro em suas instalações espalhadas por todo o Estado de São Paulo. As novidades também focam no combate à criminalidade, já que furtos e vandalismo prejudicam diretamente a população, ao paralisar a operação dos sistemas de água e esgoto.
Itens como bombas, cabos de cobre e painéis elétricos são os principais alvos dos criminosos. Quando esses materiais são furtados, estações de bombeamento de água e de esgoto param de funcionar, por exemplo. Isso faz com que as famílias fiquem sem abastecimento, ou que o esgoto deixe de ser encaminhado para tratamento, podendo até retornar para dentro das casas ou vazar nas ruas e represas.
Desde janeiro, a Sabesp implantou 76 novos postos de vigilância em diversas cidades, com reforço da segurança física e motorizada em locais que antes não contavam com essas atividades. Além disso, 360 unidades receberam torres com câmeras e sensores, monitorados pela Central de Operações e Controle (COC). Atualmente, 980 endereços estão monitorados eletronicamente, número que deve ultrapassar 2.000 até dezembro, protegendo estruturas essenciais para a operação dos sistemas de água e esgoto.
Uma das principais frentes dessa estratégia é a implantação de monitoramento inteligente com tecnologia IoT (que conecta objetos à internet para que eles possam funcionar de forma inteligente sem precisar de alguém operando o tempo todo). A medida substitui os antigos alarmes e câmeras. A tecnologia permite o controle remoto de acesso e, diante de situações suspeitas, operadores verificam a movimentação no local. Em caso de risco, são acionadas equipes de ronda e a Polícia Militar.
Com a Segurança Pública, a Sabesp desenvolve ainda um mapa de calor para identificar áreas com maior incidência de crimes. Esse monitoramento é alimentado pelo relato imediato de ocorrências à Central de Operações e Controle, que opera 24 horas por dia, todos os dias do ano, em sinergia com áreas como segurança do trabalho e serviços que facilitam as operações no ambiente de trabalho.
"Segurança é um pilar estratégico. Estamos promovendo um modelo moderno, tecnológico e humano, que fortalece nossa operação e cuida de quem faz a Sabesp acontecer", afirma Paulo Roberto Godoi Beltrami, da Diretoria de Compras e Serviços Corporativos – Facilities e Segurança.
A Sabesp reforça que a participação da comunidade é fundamental nesse esforço. Denúncias de movimentações suspeitas próximas às estações e unidades operacionais ajudam a prevenir crimes e preservar os serviços essenciais. "Cuidar das instalações é proteger a água, o esgoto tratado e a saúde de todos", acrescenta Beltrami.
Recentemente, ações criminosas registradas em instalações na capital, Caraguatatuba e Nazaré Paulista foram solucionadas pelas forças de segurança – com prisões, recuperação de equipamentos, reintegração de posse e desarticulação de quadrilhas.
Deixe a sua opinião
ver todos