ACONTECE
Com agenda semanal e gratuita, programação inclui passeios monitorados por via marítima ou terrestre
Da Redação
29/10/2025 - quarta às 09h00
A Autoridade Portuária de Santos (APS) lançou um programa de visitas gratuitas e guiadas, aberto a toda a população. Sob gestão da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação Cenep), a iniciativa inclui duas modalidades: percurso de escuna no canal de navegação e visitação por vans a pontos-chave do complexo portuário.
As visitas serão semanais, sempre às quartas-feiras. Em ambas as modalidades, o programa se inicia às 9h na sede do Cenep, junto à Autoridade Portuária de Santos, com uma palestra sobre o panorama do Porto e orientações para o passeio.
Os trajetos de escuna e van contemplam a visualização dos terminais, a passagem por instituições como a Capitania dos Portos e a Alfândega, parada para fotos próximo ao Parque Valongo e uma vista privilegiada de monumentos e prédios históricos.
Todo o percurso é acompanhado por um professor especialista do Cenep, que apresentará detalhes da história e das operações do Porto de Santos e informações sobre as embarcações em trânsito, como suas cargas e características principais.
Para agendar a visita, os interessados devem acessar o site da Fundação Cenep (cenepsantos.com.br), na aba “Visitas Técnicas”. Em seguida, o usuário deve escolher a modalidade de visita e acessar o calendário mensal, visualizar as instruções e selecionar os ingressos.
Sobre a Autoridade Portuária de Santos
A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).
Deixe a sua opinião
ver todos