O QUE RELEMBRAMOS HOJE?
Visionário revolucionou a disciplina e elevou sua importância estratégica para empresas e organizações em todo o mundo
Robson de Castro
27/05/2025 - terça às 21h46
Philip Kotler, professor universitário e renomado autor, é amplamente reconhecido como um dos mais importantes mercadólogos da história. Nascido em um dia como hoje, 27 de maio de 1931, Kotler é o distinto professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional na Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern. Ele transformou a disciplina de marketing, elevando-a de uma atividade marginal a um pilar essencial da estratégia empresarial.
Com formação sólida em economia, tendo obtido seu mestrado na Universidade de Chicago e seu Ph.D. no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), além de pós-doutorado em matemática em Harvard e ciências comportamentais na Universidade de Chicago, Kotler trouxe uma abordagem analítica e rigorosa ao marketing. Ele estudou com três Prêmios Nobel em Ciências Econômicas: Milton Friedman, Paul Samuelson e Robert Solow, o que influenciou profundamente sua visão.
Desde 1962, Kotler começou a lecionar marketing na Kellogg School of Management. Sua crença fundamental era que a demanda é influenciada não apenas pelo preço, mas por uma gama de fatores como publicidade, promoções de vendas, força de vendas e canais de distribuição. Ele defende a ligação direta entre o lucro, a satisfação do consumidor e o bem-estar da sociedade, argumentando que o marketing deve estar no centro da estratégia de uma empresa e ser praticado por todos os gestores.
Entre suas principais contribuições, o Financial Times destacou em 2003 que Kotler foi crucial para promover a importância do marketing, mudando a ênfase do preço e distribuição para a satisfação das necessidades dos clientes. Ele também ampliou o conceito de marketing da mera venda para um processo mais geral de comunicação e troca, mostrando sua aplicabilidade a instituições de caridade, partidos políticos e situações não comerciais.
Kotler é o autor de mais de 150 artigos e 55 livros, incluindo o aclamado "Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle", publicado em 1967 e hoje em sua 15ª edição. Este livro é considerado o mais adotado em escolas de pós-graduação de negócios em todo o mundo e foi citado pelo Financial Times como um dos 50 melhores livros de negócios de todos os tempos.
Ao longo de sua carreira, Philip Kotler prestou consultoria a grandes empresas como IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola. Sua influência é tão significativa que ele foi selecionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times, atrás apenas de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker, e em 2008, o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.
Deixe a sua opinião
ver todos