Sexta, 26 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

O QUE RELEMBRAMOS HOJE?

Philip Kotler transforma o cenário do marketing global há anos

Visionário revolucionou a disciplina e elevou sua importância estratégica para empresas e organizações em todo o mundo

Robson de Castro

27/05/2025 - terça às 21h46

Philip Kotler, professor universitário e renomado autor, é amplamente reconhecido como um dos mais importantes mercadólogos da história. Nascido em um dia como hoje, 27 de maio de 1931, Kotler é o distinto professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional na Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern. Ele transformou a disciplina de marketing, elevando-a de uma atividade marginal a um pilar essencial da estratégia empresarial.

 

Com formação sólida em economia, tendo obtido seu mestrado na Universidade de Chicago e seu Ph.D. no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), além de pós-doutorado em matemática em Harvard e ciências comportamentais na Universidade de Chicago, Kotler trouxe uma abordagem analítica e rigorosa ao marketing. Ele estudou com três Prêmios Nobel em Ciências Econômicas: Milton Friedman, Paul Samuelson e Robert Solow, o que influenciou profundamente sua visão.

 

Desde 1962, Kotler começou a lecionar marketing na Kellogg School of Management. Sua crença fundamental era que a demanda é influenciada não apenas pelo preço, mas por uma gama de fatores como publicidade, promoções de vendas, força de vendas e canais de distribuição. Ele defende a ligação direta entre o lucro, a satisfação do consumidor e o bem-estar da sociedade, argumentando que o marketing deve estar no centro da estratégia de uma empresa e ser praticado por todos os gestores.

 

Entre suas principais contribuições, o Financial Times destacou em 2003 que Kotler foi crucial para promover a importância do marketing, mudando a ênfase do preço e distribuição para a satisfação das necessidades dos clientes. Ele também ampliou o conceito de marketing da mera venda para um processo mais geral de comunicação e troca, mostrando sua aplicabilidade a instituições de caridade, partidos políticos e situações não comerciais.

 

Kotler é o autor de mais de 150 artigos e 55 livros, incluindo o aclamado "Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle", publicado em 1967 e hoje em sua 15ª edição. Este livro é considerado o mais adotado em escolas de pós-graduação de negócios em todo o mundo e foi citado pelo Financial Times como um dos 50 melhores livros de negócios de todos os tempos.

 

Ao longo de sua carreira, Philip Kotler prestou consultoria a grandes empresas como IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola. Sua influência é tão significativa que ele foi selecionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times, atrás apenas de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker, e em 2008, o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍTICA

Decreto reconhece cultura gospel como manifestação cultural nacional

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Governo do Brasil define calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2026

PROCRED 360

Com juros até 50% menores para MEIs e microempresas, ProCred 360 já supera R$ 4 bilhões em crédito

2
Entre em nosso grupo