Domingo, 11 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

33ºC

OPORTUNIDADES

Ministério do Empreendedorismo lança curso gratuito sobre os fundamentos do artesanato brasileiro

Com 20 horas de duração e oferecido em formato autoinstrucional, o curso é 100% on-line

Da Redação

13/06/2025 - sexta às 16h31

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) lançou, por meio da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual (SAMI), o curso gratuito “Introdução à Base Conceitual do Artesanato Brasileiro”.

 

A formação é uma iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e faz parte das ações do projeto PAB Qualifica, voltado à valorização e profissionalização da atividade artesanal no país.

 

Com 20 horas de duração e oferecido em formato autoinstrucional, o curso é 100% on-line e voltado a artesãos, gestores públicos, técnicos estaduais e demais interessados em compreender os fundamentos que estruturam a atividade artesanal no Brasil. A trilha de aprendizagem inclui videoaulas, e-books, infográficos, podcasts e quizzes, reunidos em um ambiente virtual de fácil navegação.

 

O conteúdo busca nivelar o conhecimento em torno da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro — documento de referência que orienta políticas públicas, qualificação profissional, inclusão produtiva e reconhecimento cultural do setor artesanal em todo o território nacional. Ao final do curso, os participantes recebem certificado emitido pela UFG.

 

As inscrições estão abertas até 5 de novembro de 2025 e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do Artesanato Brasileiro.

 

O prazo para conclusão do curso vai até 5 de dezembro. Acesse: Microcurso- Introdução à base conceitual do Artesanato Brasileiro 

 

Para o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, a iniciativa fortalece a identidade cultural e produtiva do setor.

 

“A Base Conceitual do Artesanato Brasileiro é um marco para o setor. Esse curso amplia o alcance desse documento e fortalece a identidade cultural e produtiva dos nossos artesãos. É uma ferramenta de conhecimento e valorização da atividade artesanal como vetor de desenvolvimento.”

 

Já para a diretora do Programa do Artesanato Brasileiro, Bete Bacellar, a formação representa um avanço na qualificação e valorização dos profissionais da área.

 

“Essa formação representa um passo importante na qualificação e no reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e atividade econômica. O curso foi pensado para dialogar com todos que atuam no setor, promovendo pertencimento e profissionalização.”

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ECONOMIA

Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026

ENEM

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

EDUCAÇÃO

Sisu oferece 73,6 mil vagas em 2026 por meio do Pé-de-Meia Licenciaturas

2
Entre em nosso grupo