DIA DAS MÃES
Pesquisa Hibou + Score Group revela que brasileiros estão ressignificando a data, com foco em encontros, autocuidado e reconhecimento emocional
Da Redação
07/05/2025 - quarta às 15h08
Mães brasileiras estão presenteando mais a si próprias e famílias preferem almoçar em casa ao invés de irem a restaurantes - Reprodução
Nem só de presentes é feito o Dia das Mães. Em 2025, a data ganha contornos mais afetivos do que comerciais, segundo a nova edição da pesquisa Pulso, conduzida pela Hibou Pesquisa e Insights, em parceria com o Score Group. Foram 1.125 pessoas ouvidas nos dias 26 e 27 de abril.
Para 44% dos brasileiros, a data é o momento de reconhecer o valor das mães, enquanto apenas 18% ainda veem a data como meramente comercial, número que caiu 3 pontos percentuais em relação a 2024. Para outros 23%, trata-se de uma oportunidade de reunir a família, e 14% descrevem a data como uma saudade imensa.
Por ser um momento de reconhecimento, é natural que o tradicional almoço em família siga soberano: 58% apontam a refeição com os familiares como o momento mais esperado do domingo, reforçando o encontro presencial como a principal forma de celebrar. Este encontro deve acontecer preferencialmente na casa da mãe ou da sogra, segundo 31% dos brasileiros. Apenas 5% planejam ir a restaurantes, número que caiu 2 p.p. em relação ao ano passado. Outros 17% preferem passar o dia em casa, sem visitas, e 20% ainda não decidiram o que farão.
Apesar de ser uma data mais emocional e afetiva para os brasileiros - 45% dizem que estar junto é o maior presente - mais da metade deles (53%) pretende comprar presentes.
Mas um dado chama a atenção: 57% das mulheres entrevistadas que são mães, 21% pretendem se auto presentear, um salto de 6 p.p. em relação a 2024. Entre os públicos que serão presenteados estão, além das mães (69%), esposas (23%), sogras (18%), irmãs e filhas que já são mães (ambas com 9%).
As preferências de consumo revelam um foco em autocuidado e bem-estar: roupas (40%), perfumes (32%) e bolsas/acessórios (31%) lideram a lista. Em seguida, aparecem beleza e maquiagem (24%), calçados (18%), entretenimento (16%), e experiências como spa e massagem (9%). Entre as mães que responderam à pesquisa, viagens (50%) e perfumes (41%) lideram os desejos.
Na hora da escolha do presente, o processo é, na maioria dos casos, planejado: 39% já sabem o que vão comprar, 38% tentam descobrir com a mãe o que ela quer ganhar, e 36% pesquisam ideias online. Apenas 26% deixam para escolher na hora, e 21% se deixam influenciar por campanhas promocionais. A personalização também importa: 26% escolhem o que a mãe realmente deseja, independentemente do que seja, e 12% priorizam utilidade.
Sobre gastos com estes presentes, 39% valorizam o que cabe no bolso. Mesmo assim, 58% afirmam que vão gastar mais neste ano com a comemoração, e ainda aumentou em 3 p.p. em relação a 2024 o número de pessoas dispostas a investir mais de R$ 250, agora somando 35% dos entrevistados. O ticket médio mais comum segue sendo até R$ 250, apontado por 65%.
E neste domingo especial, até a televisão tem papel garantido: 53% pretendem mantê-la ligada. Desses, 41% assistindo à TV Globo, enquanto 33% devem optar pela Netflix, 30% por canais fechados, 19% pelo YouTube e 14% pelo SBT.
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 1.125 pessoas nos dias 26 e 27 de abril, com margem de erro de 2,9%, representando homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B, C, D e E, em todo o Brasil.
Sobre a Hibou Pesquisa e Insights
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
Sobre o Score Group
A Score Group é a empresa de Shopper experience do ecossistema B&Partners.co, responsável por transformar valores de marca em experiências memoráveis nos ambientes de compra e consumo. Atuamos com inteligência de dados e tecnologia para criar soluções estratégicas que integram construção de marca, conversão e eficiência operacional em todos os pontos de contato – físicos, digitais ou híbridos.
Referência global em shopper marketing, ponto de venda e experiências multissensoriais, a Score combina criatividade, estratégia e execução para impactar o shopper com relevância, funcionalidade e resultado. Atuamos de forma integrada e ágil, entregando projetos de alta complexidade com foco em retorno comprovado de investimento e fortalecimento de marca.
Deixe a sua opinião
ver todos