Terça, 23 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,34

EuroR$ 6,29

Santos

20ºC

INTERNACIONAL

Lula está nos EUA para Assembleia Geral da ONU

O evento acontece entre os dias 22 e 24 de setembro em Nova York

Adriana Moraes

22/09/2025 - segunda às 21h42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está nos Estados Unidos (EUA) para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Lula está acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por outros ministros e especialistas que integram a comitiva.


Hoje, o presidente Lula cumpriu agendas com audiência ao Diretor-Executivo da TikTok, Shou Zi Chew. Também participou da Confederação Internacional de Alto Nível para Resolução Pacífica da Questão Palestina. Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro espera que o momento seja uma oportunidade para que mais países reconheçam a Palestina como Estado. 147 nações já reconheceram. E tem um encontro com Suas Majestades o Rei Carl XIV Gustaf e a Rainha Silvia do Reino da Suécia.


E como tradição desde 1955, o Brasil será o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do debate geral. Lula falará amanhã (23) de manhã, logo após os discursos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da presidente da 80ª assembleia geral, Annalena Baerbock.


Na quarta-feira (24), o presidente participa da segunda edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, acompanhado de representantes de cerca de 30 países. Além do Brasil, lideram a iniciativa os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.


Também no dia 24, está previsto um evento sobre crise climática – que é outra prioridade da agenda de Lula em Nova York – que será copresidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU. O encontro deve incluir a apresentação de novas contribuições nacionalmente determinadas (NDC, na sigla em inglês).


O presidente ainda participa, em Nova York, de evento organizado pelo Brasil para ampliar o apoio à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre. Esse fundo será lançado em Belém, durante a COP30,  com o objetivo de financiar a preservação de florestas.


Outra agenda do presidente Lula é o encontro promovido pelo Centro Global de Adaptação,  para discutir mecanismos de adaptação à mudança climática. Enquanto Lula cumpre os compromissos externos, Geraldo Alckmin está como presidente em exercício.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍTICA

Itamaraty diz que Brasil "não se curvará" a novas sanções dos EUA

DIÁRIO OFICIAL

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados

MEIO AMBIENTE

Governo de SP adota novas medidas para preservar níveis dos reservatórios

2
Entre em nosso grupo