Sexta, 03 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,26

Santos

22ºC

QUALIDADE DE VIDA

Itaquaquecetuba-SP tem a 64ª melhor qualidade em Saúde Pública entre os 645 municípios do estado

Neste indicador, a pesquisa apurou índices como Mortalidade Materna, Desnutrição na Infância, Obesidade de Crianças, e Mortalidade Infantil e de Causas Evitáveis.

Da Redação

03/10/2025 - sexta às 18h00

O ranking do CLP considera que "qualidade é condição básica para avaliar o nível de bem-estar e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população". - Divulgação

Itaquaquecetuba-SP alcançou a 64ª posição no estado de São Paulo no quesito Melhor Qualidade em Saúde Pública. A classificação está no Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade de 500 mil habitantes teve desempenho significativo também em âmbito nacional, chegando ao 181º lugar. Para o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues (PL), a reestruturação promovida no setor, incluindo vultuoso investimento e a ampliação dos serviços de atenção básica, foram determinantes para as boas colocações no levantamento.

 

A pesquisa avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O ranking municipal foi estruturado em 13 pilares, 65 indicadores e três dimensões que abarcam temas sensíveis como Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Inserção Econômica (https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/).

 

Segundo o levantamento, Itaquaquecetuba atingiu o 64º lugar entre os municípios do estado de São Paulo no quesito Qualidade de Saúde. Neste indicador, a pesquisa apurou índices como Mortalidade Materna, Desnutrição na Infância, Obesidade de Crianças, e Mortalidade Infantil e de Causas Evitáveis.

 

O ranking do CLP considera que "qualidade é condição básica para avaliar o nível de bem-estar e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população".

 

Reeleito nas eleições municipais de 2024, já em primeiro turno, com 92,9% dos sufrágios válidos - sendo o prefeito mais bem votado no Brasil entre as cidades com mais de 200 mil habitantes -, Boigues comemora o resultado da análise.

 

Para além dos investimentos em estrutura, o prefeito do PL cita a eficiência e o acolhimento no atendimento à Saúde como itens determinantes para atingir bons índices em níveis estadual e nacional e, concomitantemente, proporcionar melhor qualidade de vida para a população:

 

"Nos últimos quatro anos e meio, a Saúde foi colocada como prioridade de nossa gestão. Reestruturamos o sistema público e ampliamos a oferta de serviços, com direito a significativos investimentos e humanização. A maior preocupação é atender com excelência o paciente da cidade. A rede municipal é a porta de entrada para milhares de pessoas que precisam de acolhimento médico - o que demanda eficiência e responsabilidade", observa o liberal.

 

Investimentos e humanização

Boigues lista uma série de investimentos que têm dado cara nova à Saúde de Itaquaquecetuba e que impactam diretamente a vida dos moradores.

 

Entre os mais recentes estão a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) + Centro, ampliada e modernizada. Referência para a população, o posto passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 21h, e com ainda mais especialidades médicas.

 

Outro destaque recai na abertura do Centro de Saúde Infantil (CSI), com atendimento 24 horas para pacientes de 0 a 14 anos. A estimativa do equipamento é a de 7 mil atendimentos mensais.

 

Outra novidade é o início das atividades do 1º Instituto de Nefrologia de Itaquá. A expectativa é zerar a fila de pacientes renais crônicos da cidade que precisam passar por sessões de hemodiálise e que, até então, tinham de ir para outro município ou região em busca do tratamento contínuo.

 

Com o uso da Tecnologia e lançando mão da inovação, a gestão de Boigues ainda implantou o Agiliza SUS - programa pioneiro, que soma mais de 37 mil acolhimentos e de 44 mil procedimentos realizados na rede básica e no Sistema Único de Saúde como um todo.

 

Outras duas conquistas, datadas também em 2025, recaem na ampliação da Unidade Saúde da Família (USF) Miray e da UBS do Recanto Mônica.

 

...

 

 

Fiamini

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EMENDA

Dr. Hiran garante avanço histórico na isenção tributária para medicamentos

RECEITA FEDERAL

Receita Federal divulga os números da malha do IRPF 2025 no estado de São Paulo

SAÚDE

Ministério da Saúde lança ação para incentivar a doação de órgãos

2
Entre em nosso grupo