Domingo, 31 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,34

Santos

21ºC

IBGE

IBGE diz que setor de serviços cai 0,4% em agosto

Na comparação com agosto do ano passado, houve crescimento de 1,7%. Também houve altas no acumulado do ano (2,7%) e no acumulado de 12 meses (1,9%).

Agência Brasil

11/10/2024 - sexta às 12h00

Na comparação com o mesmo mês de 2023, houve expansão de 1,7% - Marcello Casal Jr

O volume do setor de serviços no país recuou 0,4% em agosto deste ano na comparação com julho. A queda veio depois de dois resultados positivos do setor, que havia crescido 1,4% em junho e 0,2% em julho. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com agosto do ano passado, houve crescimento de 1,7%. Também houve altas no acumulado do ano (2,7%) e no acumulado de 12 meses (1,9%).

A queda de julho para agosto foi influenciada por resultados negativos em duas das cinco atividades pesquisadas: o setor de informação e comunicação (-1%), que havia subido 3,7% no mês anterior; e o de transportes (-0,4%), que apresentou a segunda queda consecutiva, acumulando perda de 2% em dois meses.

Crescimento

Duas das cinco atividades analisadas apresentaram expansão: outros serviços (1,4%) e serviços prestados às famílias (0,8%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares permaneceram estáveis.

O agregado de atividades turísticas, que é analisado de forma separada pela pesquisa do IBGE, manteve-se estável no mês, após cair 0,8% em julho.

A receita nominal dos serviços variou 0,1% em relação a julho e cresceu 7,5% na comparação com agosto do ano passado, 7,5% no acumulado do ano e 6,7% no acumulado de 12 meses.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

São Paulo receberá médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro

SEU BOLSO

Acordo de ressarcimento já conta adesão de mais de dois milhões de pessoas

COMUNICAÇÃO

'Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro' é a nova marca do governo Lula

2
Entre em nosso grupo