Quarta, 10 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,32

Santos

21ºC

EDUCAÇÃO

Governo de SP divulga lista de 500 alunos da primeira turma de intercambistas do Prontos pro Mundo

Este ano, a Secretaria de Educação expandiu a possibilidade de participação nas provas para alunos que estavam matriculados no Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e agora estudam na rede estadual

Da Redação

10/09/2025 - quarta às 15h00

Maria Eduarda Guimarães Martins da Silva, da Escola Estadual Professora Laís Bertoni Pereira, é uma das selecionadas para a primeira turma do Prontos Pro Mundo 2026 - Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou a lista com os 500 estudantes da rede estadual de ensino que integram o primeiro grupo de intercambistas do programa Prontos pro Mundo em 2026.

A classificação está disponível no portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e no site do programa. A cada ano, o programa de intercâmbio do Governo do Estado leva 1.000 estudantes para uma experiência de três meses em high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) a países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Concorreram às 500 vagas do intercâmbio 26 mil estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Foram classificados para a prova de seleção, os alunos que:

  • Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
  • Fizeram o Saresp em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Tiveram ao menos 90% de frequência no ano passado; e
  • Obtiveram certificado nível 3 (ou superior) do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

Este ano, a Secretaria de Educação expandiu a possibilidade de participação nas provas para alunos que estavam matriculados no Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e agora estudam na rede estadual. Após a etapa da prova, os estudantes aprovados passaram por outras fases que envolveram, por exemplo, a avaliação das notas do primeiro semestre deste ano. 

LEIA MAIS: Prontos pro Mundo: estudante de SP troca mudança com a família por intercâmbio no Canadá

As primeiras viagens do Prontos pro Mundo aconteceram no primeiro semestre deste ano; 410 estudantes já embarcaram, ficaram três meses na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido e já retornaram ao Brasil e para suas escolas, 40 embarcaram para a Austrália em julho, 160 para o Canadá entre o final de agosto e a última sexta-feira (5) e 132 para o Reino Unido, também nas últimas duas semanas, totalizando 332 intercambistas fora do Brasil neste momento. Há, ainda, embarques para a Nova Zelândia e Austrália previstos para o fim de setembro e início de outubro.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. 

De Campinas para o Reino Unido

Maria Eduarda Guimarães Martins da Silva, estudante da Escola Estadual Professor Laís Bertoni Pereira, de Campinas, recebeu, do governador Tarcísio de Freitas, a notícia de que está entre os 500 estudantes selecionados para a viagem no primeiro semestre do ano que vem. A aluna, que trabalha no período da tarde em um supermercado para apoiar a mãe, Maria das Graças, nas contas de casa, foi classificada para o intercâmbio no Reino Unido.

LEIA MAIS: Intercâmbio estudantil: alunos da rede municipal poderão participar do Prontos pro Mundo

O sonho de viver por um tempo fora do país foi antecipado pelo programa Prontos pro Mundo. “Minha expectativa era cursar uma universidade fora do Brasil, e por isso me dedico aos estudos. Sei que minhas conquistas são resultado de mérito próprio”.

Maria Eduarda mora com a mãe e encontra o pai aos finais de semana. Ela imagina que a mãe vá ficar receosa com a aprovação para o intercâmbio, mas vai autorizar a sua viagem. O pai também apoia a sua paixão pelo estudo da língua inglesa.

A estudante destacou o curso de inglês oferecido pela Educação de SP na preparação para as provas do Prontos pro Mundo. “É um curso bem completo, porque tem todas as funcionalidades e eu podia treinar leitura, fala, escrita e conversação”, finaliza.

Os 26 mil estudantes que fizeram as provas do Prontos pro Mundo já podem conferir se estão entre os 500 selecionados na Secretaria Escolar Digital (SED). Interessados em entrar com recurso devem registrar o pedido até as 16h desta quarta-feira (10). Diante do prazo por recursos, as listas abaixo podem sofrer alterações.

 

 


Governo do Estado de São Paulo

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIREITOS HUMANOS

Novo voo com repatriados brasileiros chega hoje a Belo Horizonte

SAÚDE

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

ARTES

Bienal de São Paulo traz reflexões sobre a humanidade

2
Entre em nosso grupo