Quarta, 10 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,32

Santos

23ºC

MELHOR EM 26 ANOS

Estado de São Paulo tem saldo de 89 mil empresas abertas no 1º semestre de 2023

Desde o início do ano, o governo estadual publicou 11 decretos que reduzem a carga tributária de uma série de setores produtivos até 31 de dezembro de 2024, marcando novo ciclo para a economia paulista

da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

08/07/2023 - sábado às 00h01

Em relação à criação de empregos, o saldo foi de 240 mil novos postos de janeiro a maio, de acordo com a Fundação Seade - Marcello Casal Jr

O Estado de São Paulo registrou entre janeiro e junho deste ano a abertura de 151.303 novas empresas, segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O saldo do semestre foi positivo: foram 88.944 empresas a mais, se subtraídos os CNPJs fechados no período. Esse é o melhor resultado em 26 anos, desde o início da série histórica. Em relação ao primeiro semestre de 2022, foram 1400 empresas a mais que abriram as portas em SP.

Os dados da Jucesp não contemplam os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujo controle é de responsabilidade do governo federal.

O Governo de SP tem empenhado esforços no sentido de desburocratizar, reduzir a carga tributária e melhorar o ambiente de negócios, com o objetivo de favorecer a atividade produtiva no estado. Em relação à criação de empregos, o saldo foi de 240 mil novos postos de janeiro a maio, de acordo com a Fundação Seade.

Desde o início do ano, o governo estadual publicou 11 decretos que reduzem a carga tributária de uma série de setores produtivos até 31 de dezembro de 2024, marcando novo ciclo para a economia paulista.

Os decretos concedem isenção, redução de base de cálculo, crédito outorgado ou diferimento do ICMS aos produtores de soja, fabricantes de suco de frutas e bebidas à base de leite, à geração de energia elétrica, indústria de informática, empresas de data center, fabricantes de embalagens metálicas e medicamentos para fibrose cística, entre outros. Também foi reduzido o ICMS sobre o combustível de aviação até 2024. A alíquota caiu de 13,3% para 12%.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

INSS

Governo cria programa para reduzir fila de espera dos cidadãos por benefícios da Previdência Social

OPERAÇÃO APAGÃO

SP faz Operação Apagão contra empresas envolvidas em fraude fiscal

EDUCAÇÃO

Governo de SP divulga lista de 500 alunos da primeira turma de intercambistas do Prontos pro Mundo

2
Entre em nosso grupo