SAÚDE
"O cérebro está sempre trabalhando, até mesmo quando estamos dormindo. Ele controla nossos pensamentos, respiração, movimentos, batimentos cardíacos e sentidos. Por isso, requer um suprimento constante de combustível, que vem da alimentação"
da Redação BS9 - Victor Persico
05/05/2023 - sexta às 11h30
"Tudo o que consumimos afeta a estrutura e funções do cérebro", explica a nutricionista - Freepik
Ter uma boa memória é fundamental! Imagina, não nos lembrarmos de onde guardamos objetos, manter a rotina pessoal, os compromissos importantes e ordem na vida profissional? Mas, sabia que isso pode estar relacionado também à sua alimentação?
Segundo a nutricionista Dolores Martins Cardoso, nutricionista da Pro Onco, Oncoclínicas Londrina, existe sim uma relação entre os hábitos alimentares e a função cognitiva. E sim, há alimentos que poderão nos ajudar a se manter mais concentrado, melhorando a memória e até prevenindo distúrbios neurológicos.
"O cérebro está sempre trabalhando, até mesmo quando estamos dormindo. Ele controla nossos pensamentos, respiração, movimentos, batimentos cardíacos e sentidos. Por isso, requer um suprimento constante de combustível, que vem da alimentação. Assim, tudo o que consumimos afeta a estrutura e funções do cérebro", explica a nutricionista.
Para funcionar corretamente, o cérebro precisa de uma dieta saudável e balanceada. Comer alimentos de alta qualidade, que contenham vitaminas, minerais e antioxidantes, nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo, os famosos radicais livres produzidos quando o corpo usa oxigênio. Esses radicais podem danificar as células e provocar problemas cognitivos e de memória ao longo do envelhecimento.
Segundo Dolores, "uma alimentação rica em alimentos com proteínas de alto valor biológico, como ovos e peixes, rica em vegetais, frutas, grãos integrais, nozes, sementes e azeite de oliva, é, consequentemente, rica em nutrientes como ômega 3, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, colina e selênio, que trazem uma série de benefícios para o cérebro. O ômega 3, presente em peixes, por exemplo, é um importante constituinte do cérebro e tem papel na função cognitiva. Já a colina, presente no ovo, é um nutriente essencial para o funcionamento de todas as células. Além disso, atua também como matéria prima para a formação de um importante neurotransmissor relacionado com a memória.
O espinafre, e outros alimentos de cor verde-escura, como brócolis e rúcula, também possuem vitamina C e betacaroteno, nutrientes com propriedades antioxidantes que evitam os danos causados pelos radicais livres no cérebro.
"Por ser fonte de fibras e carboidratos, a aveia fornece glicose gradativamente para o organismo, que é o nutriente fundamental para manter a energia do cérebro ao longo do dia, sendo uma ótima opção para melhorar a memória Além disso, a aveia também é rica em magnésio, um mineral que participa na transmissão de impulsos nervosos no cérebro, melhorando a memória e a função cognitiva".
Dolores destaca o papel de alguns nutrientes na função cognitiva:
- O salmão é um peixe rico em ômega 3, uma gordura saudável com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhora as funções dos neurônios e protege as células do cérebro contra os radicais livres, melhorando a memória e o raciocínio.
- As nozes são ótimos alimentos para memória, porque são fontes de ácido graxo alfa-linolênico, um tipo ômega 3 que tem sido associado com a melhora da saúde das artérias, evitando inflamações e melhorando a circulação de sangue no cérebro.
Além disso, as nozes também contêm vitamina E, uma vitamina com alto poder antioxidante que evita o envelhecimento das células saudáveis do cérebro, prevenindo o esquecimento.
- As frutas vermelhas, "berries", especialmente as mais escuras, como uva roxa, açaí, amora e mirtilo, são ótimas fontes de antocianinas, vitamina C e licopeno, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que melhoram a oxigenação do cérebro e protegem as células do sistema nervoso, melhorando a memória.
"Lembrando: Praticar exercícios físicos regularmente estimula a circulação de sangue, melhorando a oxigenação do cérebro, além de estimular conexões entre os neurônios. Além disso, boas noites de sono, dentre 7 a 9 horas por noite, já que, durante o sono, o cérebro processa as novas experiências e consolida as memórias do dia".
Para uma segunda opinião, Antônio Vígolo, nutricionista da Clínica Tivolly, "Não tem como glorificar ou demonizar um alimento que tenha relação com a função cognitiva. São escolhas saudáveis diárias. Dentre eles podemos citar grão integrais, frutas, alimentos minimamente processados e in-natura, que seriam alface,tomate, cebola, agrião, espinafre, grão de bico, soja. Das partes da proteína tem peixes e carnes, frutas vermelhas como morango, melancia. São escolhas saudáveis diárias, para melhorar a função cognitiva".
Deixe a sua opinião
ver todos