Sábado, 02 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,53

EuroR$ 6,41

Santos

22ºC

SAÚDE

Entenda o que poderá mudar no tratamento do colesterol com a nova Diretriz Brasileira

O Dia Mundial de Combate ao Colesterol (8/8) reforça a importância da conscientização sobre os riscos do colesterol elevado e da necessidade de diagnóstico e tratamento precoces

Da Redação

02/08/2025 - sábado às 09h00

A expectativa é de que a nova diretriz traga mudanças significativas - Divulgação

 

Com previsão de lançamento para agosto de 2025, a nova Diretriz Brasileira sobre o Colesterol promete atualizar as recomendações clínicas para o diagnóstico, prevenção e tratamento das dislipidemias, alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. 

  

A atualização é conduzida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), por meio do seu Departamento de Aterosclerose, e será baseada nas mais recentes evidências científicas internacionais. A expectativa é de que a nova diretriz traga mudanças significativas, como: 

  

  • Revisão dos critérios do risco cardiovascular, com maior precisão na estratificação de pacientes; 
  • Metas mais rigorosas para o LDL-colesterol, especialmente em indivíduos de alto e muito alto risco; 
  • Incorporação de novas terapias, como os inibidores de PCSK9 e o ácido bempedoico, que têm demonstrado eficácia na redução do colesterol LDL em estudos recentes; 
  • Ênfase na prevenção primária, com foco em mudanças no estilo de vida e rastreamento precoce. 

 

Segundo o médico cardiologista e professor da Universidade Santo Amaro (Unisa), Daniel Branco de Araujo, especialista em colesterol, a nova diretriz representa um avanço importante na abordagem global do tratamento. "O controle do colesterol deve ser visto como parte de uma estratégia integrada de saúde cardiovascular, que inclui alimentação saudável, atividade física regular, controle do estresse e, quando necessário, o uso de medicamentos", recomenda o médico. 

 

Em 2017, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realizou a última atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Desde então, novas evidências científicas e medicamentos foram incorporados à prática clínica, justificando a necessidade de uma nova revisão.  

Sobre a Universidade Santo Amaro (Unisa)    

 

Com 55 anos de atuação, a Universidade Santo Amaro – Unisa está entre as principais Instituições de ensino privado do país, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima, conceito cinco. Atualmente, a Unisa oferece mais de 190 cursos Presencias e A Distância (EAD), entre Graduação, Pós-Graduação — Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado — e Extensão. Ao todo, são mais de 40 mil alunos em 4 campi no estado de São Paulo e 450 Polos de Apoio EAD em todo o Brasil. Com o propósito de transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável, a Unisa investe em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Anualmente, a Instituição realiza mais 500 mil atendimentos à comunidade.    

 

 

 

[email protected] 

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

TARIFAÇO NO CAFÉ

O café brasileiro sob alvo do tarifaço do Trump

DADOS QUE PREOCUPAM

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

OPORTUNIDADES

CDHU abre inscrições para estágios em 12 cidades do interior, litoral e capital paulista

2
Entre em nosso grupo