Sábado, 20 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

RECONHECIMENTO

Ecoporto conquista prêmio com projeto de IA que revoluciona operações portuárias

Parceria com startup Loopt resulta em reduções de até 28% nos movimentos improdutivos e 21% no tempo de espera de caminhões

da Redação

28/08/2025 - quinta às 13h01

O Ecoporto, especialista em movimentação de cargas de projeto, em parceria com a startup Loopt, conquistou o primeiro lugar no prêmio Portos ao Cubo Itaú, maior evento de inovação do setor portuário brasileiro. A solução de inteligência artificial demonstrou resultados expressivos já nos primeiros meses após implementação, com redução de 28% em movimentos improdutivos de contêineres e 24% de melhoria no cumprimento de agendamentos. Além de 27% de realocação otimizada de horas de trabalho e 21% de redução no tempo de espera de caminhões no pátio.

 

Para o Gerente de Operações do Ecoporto, Robson Bissani, o indicador de redução de movimentos improdutivos tem reflexo em vários outros indicadores, como o tempo de espera, que acaba sendo o mais transformador. "Quando se reduz o tempo de espera do veículo, você é mais produtivo e tem condições de atender mais operações, consequentemente sua capacidade aumenta e você pode gerar mais receita para a companhia", comenta.

 

A iniciativa surgiu dentro do programa de excelência operacional da empresa, que identificou a necessidade de reduzir movimentos improdutivos que causavam atraso nos carregamentos e desgaste desnecessário de equipamentos. O diferencial da solução está no resultado rápido e escalável, com baixo custo-benefício comparado a outras tecnologias do setor. "A inteligência artificial veio para ficar, não tem volta. Acredito que veremos muitas soluções desse nível na operação portuária do Brasil e do mundo. A nossa foi apenas um primeiro passo", projeta Bissani sobre o futuro do setor.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍCIA FEDERAL

Casal é preso com quase 350 kg de cocaína em rodovia do interior de SP

SAÚDE

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

TRIBUNAL FEDERAL

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

2
Entre em nosso grupo