RECONHECIMENTO
Parceria com startup Loopt resulta em reduções de até 28% nos movimentos improdutivos e 21% no tempo de espera de caminhões
da Redação
28/08/2025 - quinta às 13h01
O Ecoporto, especialista em movimentação de cargas de projeto, em parceria com a startup Loopt, conquistou o primeiro lugar no prêmio Portos ao Cubo Itaú, maior evento de inovação do setor portuário brasileiro. A solução de inteligência artificial demonstrou resultados expressivos já nos primeiros meses após implementação, com redução de 28% em movimentos improdutivos de contêineres e 24% de melhoria no cumprimento de agendamentos. Além de 27% de realocação otimizada de horas de trabalho e 21% de redução no tempo de espera de caminhões no pátio.
Para o Gerente de Operações do Ecoporto, Robson Bissani, o indicador de redução de movimentos improdutivos tem reflexo em vários outros indicadores, como o tempo de espera, que acaba sendo o mais transformador. "Quando se reduz o tempo de espera do veículo, você é mais produtivo e tem condições de atender mais operações, consequentemente sua capacidade aumenta e você pode gerar mais receita para a companhia", comenta.
A iniciativa surgiu dentro do programa de excelência operacional da empresa, que identificou a necessidade de reduzir movimentos improdutivos que causavam atraso nos carregamentos e desgaste desnecessário de equipamentos. O diferencial da solução está no resultado rápido e escalável, com baixo custo-benefício comparado a outras tecnologias do setor. "A inteligência artificial veio para ficar, não tem volta. Acredito que veremos muitas soluções desse nível na operação portuária do Brasil e do mundo. A nossa foi apenas um primeiro passo", projeta Bissani sobre o futuro do setor.
Deixe a sua opinião
ver todos