Segunda, 20 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,37

EuroR$ 6,26

Santos

22ºC

SEGURANÇA PÚBLICA

Delegacias da Mulher de SP fazem 1.160 prisões em flagrante em força-tarefa de proteção às vítimas

Operação Hera teve como foco a investigação rigorosa de crimes cometidos contra o público feminino e a responsabilização de agressores; Sindicato dos Delegados destaca trabalho de excelência da Polícia Civil em prol da sociedade

Da Redação

04/05/2025 - domingo às 09h00

Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) da Polícia Civil paulista intensificaram ações contra a violência de gênero e realizaram 1.160 prisões em flagrante — praticamente 38 por dia, uma a cada uma hora e meia. Além disso, foram 8.706 medidas protetivas de urgência solicitadas, e um sem-número de inquéritos instaurados e relatados - só para citar algumas das ações. Os números fazem parte da Operação Hera, deflagrada em todo o estado, em março - mês dedicado às mulheres. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) classifica os resultados como exemplo do trabalho de excelência da instituição.

 

Durante a força-tarefa, de nome inspirado na deusa grega Hera – símbolo da força, de proteção e da dignidade feminina – também foram 21.792 os Boletins de Ocorrências (B.O.s) registrados, de forma presencial e on-line, e 3.195 denúncias apuradas.

 

Com outras unidades da Polícia Civil em apoio às DDMs bandeirantes, a operação também resultou na instauração de 9.656 inquéritos e na relatoria de outros 7.608; bem como em 353 representações por prisões; o cumprimento de 355 mandados de prisão, entre preventivas e temporárias; e outras 265 ordens de busca e apreensão. O balanço ainda abarca a recolha de 211 armas e de 8.473g de entorpecentes.

 

Além das atividades inerentes à Polícia Judiciária, as DDMs se dedicaram, no decorrer de março, a ações voltadas à comunidade, com 368 participações em eventos e palestras sobre a Defesa das Mulheres e outros temas inerentes à segurança e ao combate à agressão contra o público feminino no estado de São Paulo.

 

Os bons resultados da Operação Hera refletem o trabalho incansável de milhares de servidores da Polícia Civil no dia a dia em favor da população paulista, na opinião da coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), delegada Adriana Liporoni:

 

"Os números impressionantes alcançados com esta força-tarefa são o reflexo da dedicação e da coragem de cada policial envolvido, demonstrando que, por trás de cada ação deflagrada, há um compromisso profundo com a proteção, a justiça e a dignidade das mulheres", valida.

 

A presidente do Sindpesp, delegada Jacqueline Valadares, enfatiza o protagonismo das DDMs e de todos os servidores da Polícia Civil bandeirante no combate à criminalidade e, em especial, ao enfrentamento à violência de gênero, foco da Operação Hera:

 

"A Operação Hera é mais um exemplo de iniciativa voltada a oferecer acolhimento às vítimas e garantir uma resposta forte e eficaz contra os infratores. A Polícia Civil segue ao lado da população para proteger, acolher e garantir justiça", reforça Jacqueline.

 

Números da Operação Hera:

 

Boletins de Ocorrência (B.O.s) registrados (presenciais e on-line):

21.792

 

Pedidos de medidas protetivas de urgência:

8.706

 

Inquéritos policiais instaurados:

9.656

 

Inquéritos policiais concluídos:

7.608

 

Denúncias recebidas e apuradas (Disque 100, Disque 180 e outros canais):

3.195

 

Pedidos de prisão (entre temporárias e preventivas):

353

 

Mandados de prisão cumpridos:

355

 

Mandados de busca e de apreensão executados:

265

 

Prisões em flagrante realizadas:

1.160

 

Armas apreendidas (entre brancas e de fogo):

211

 

Eventos e palestras sobre Defesa da Mulher:

368

 

Fonte: Polícia Civil do Estado de São Paulo

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue

METANOL

Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

EDUCAÇÃO

5.900 estudantes do Vale do Ribeira fazem o Saeb a partir desta segunda-feira (20)

2
Entre em nosso grupo