Segunda, 29 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

30ºC

DEFESA CÍVIL

Defesa Civil de SP reforça orientações para uso racional da água em meio à estiagem e onda de calor

Consumo cresceu 60% na última semana e reservatórios da Grande São Paulo operam com apenas 26% da capacidade

Da redação

29/12/2025 - segunda às 07h06

A estiagem prolongada e a onda de calor elevaram em 60% o consumo de água nesta semana no estado de São Paulo. Com a alta da demanda, os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo operam com apenas 26% da capacidade total. O índice está bem abaixo da média considerada ideal.

Em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1 da Agência SP, a diretora adjunta de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente Ludmyla Andrade, reforçou medidas para o uso consciente de água. Ludmyla afirmou que a população tem um papel fundamental para evitar o desperdício de água neste período de ausência de chuvas.

 

 

 

 

 

Agência de Notícias do
Governo do Estado de São Paulo

“São diversas práticas que podem ser feitas no dia a dia para melhorar a economia de água, como varrer a calçada em vez de lavá-la, não lavar o carro com mangueira, não encher piscinas e priorizar a água para a alimentação e para a higiene pessoal”, disse.

Segundo Ludmyla, é preciso ter um cuidado redobrado neste momento para garantir o abastecimento de água. “Um banho, por exemplo, se reduzido de 15 minutos para 5 minutos, pode economizar até 162 litros de água. É muita água”, esclareceu.

Outro detalhe que deve chamar a atenção da população, de acordo com a tenente, é ficar atento aos vazamentos de água e consertá-los o mais rápido possível. “A população tem uma grande responsabilidade nessa economia.”

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ECONOMIA

Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira

EDUCAÇÃO

Projeto que levou ao prêmio de Melhor Escola do Mundo será ampliado para mais 100 unidades de ensino

ABASTECIMENTO

Estado de SP economizou em 111 dias volume de água suficiente para abastecer 10 milhões de pessoas

2
Entre em nosso grupo