EDUCAÇÃO
Alunos e comunidade escolar listam motivos para votar na Escola Estadual Parque dos Sonhos como Melhor Escola do Mundo na categoria Superação de Adversidades
Da Redação
11/07/2025 - sexta às 18h00
A votação ao prêmio de Melhor Escola do Mundo está disponível até o dia 9 de julho, no portal vote.worldsbestschool.org. - Divulgação
A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, concorre ao World's Best School (Melhor Escola do Mundo) na categoria Superação de Adversidades. A história da cidade no litoral paulista se mistura com a vida daqueles que integram a comunidade escolar e todos vislumbram uma nova marca para a escola a partir da esperança pela premiação, organizada pela T4 Education. A votação ao prêmio de Melhor Escola do Mundo está disponível até o dia 9 de julho, no portal vote.worldsbestschool.org.
O diretor da unidade de ensino, professor Régis Marques Ribeiro, pediu para que alunos e pessoas da comunidade escolar listassem os motivos pelos quais a escola Parque dos Sonhos merece a premiação. A gerente de organização escolar, Laiene Mota do Nascimento, compartilha um sonho: "Eu nasci e me criei aqui em Cubatão. Quando era criança, nossa cidade era conhecida como a cidade mais poluída do mundo, mas agora queremos ser conhecidos como a cidade que tem a Melhor Escola do Mundo". Laiene lembra que a cidade já foi chamada de "Vale da Morte" nos anos 1980, em razão da emissão de poluentes pela produção industrial.
Assim como Cubatão recuperou a reputação nos anos 1990, garantindo o "Selo de Recuperação Ambiental" da Organização das Nações Unidas (ONU), a unidade de ensino localizada no Jardim Nova República concorre ao prêmio após a superação de episódios que trouxeram para a escola, na última década, o apelido de "Parque dos Pesadelos". Foi a partir de um projeto que trouxe prestígio e bons resultados que a unidade garantiu a vaga na final da premiação internacional. Tudo isso, a partir do acolhimento e conexão dos estudantes e comunidade, moradores de uma área de vulnerabilidade em Cubatão, com foco no aprendizado e 21 ações complementares, como a patinação artística.
"Não faço um boletim de ocorrência de invasão da escola desde 2021 e não tivemos qualquer incidente de vandalismo na escola nesses últimos anos", avisa o diretor Régis Marques Ribeiro. A ausência do registro de casos de violência é um dos motivos de comemoração do diretor. |
|
|
|
Confira outros 10 motivos listados para que a Parque dos Sonhos seja eleita a Melhor Escola do Mundo:
|
|
|
|
Melhor Escola do Mundo Qualquer cidadão pode votar na Escola Estadual Parque dos Sonhos como Melhor Escola do Mundo, na categoria Superação de Adversidades. A escolha deve ser registrada no site http://vote.worldsbestschool.org até o dia 8 de julho.
O caminho é o seguinte:
Rede estadual no pódio Este é o segundo ano consecutivo que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem uma escola representante no Prêmio Melhor Escola do Mundo. No ano passado, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na zona norte da capital paulista, ficou entre as três melhores unidades de ensino na categoria Colaboração com a Comunidade.
"Eu recebi com alegria que uma de nossas escolas está competindo, de novo, pelo Prêmio Melhor Escola do Mundo. Essa escola é muito especial. Eles fazem um ótimo trabalho com a empatia dos alunos. Os estudantes adoram ir à escola, eles são respeitados, engajados e os professores querem realmente ajudá-los. Eles podem ver seu futuro na escola, eles realmente podem sonhar com o seu futuro e por isso o nome da escola é tão importante. Estou muito feliz com e pelo diretor Regis, por todos os professores e alunos e queremos impactar, ver o que está acontecendo na escola Parque dos Sonhos para colocar essa ótima prática em muitas escolas no estado de São Paulo", comenta o secretário da Educação, Renato Feder.
Sobre a T4 Education Acreditamos que toda criança, em qualquer lugar do mundo, merece uma boa educação. Estamos construindo a maior comunidade global de professores e escolas para alcançar esse objetivo. Nossa plataforma digital permite que educadores se conectem, colaborem, compartilhem boas práticas e se apoiem mutuamente na missão de melhorar a aprendizagem e a cultura escolar. Trabalhamos para amplificar as vozes dos professores, pois o mundo que queremos construir só será possível ouvindo aqueles que estão no coração da educação.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo |
Deixe a sua opinião
ver todos