COP30
Cubatão marcou presença em três importantes agendas realizadas nesta quinta (13)
Da Redação
15/11/2025 - sábado às 18h00
Cubatão participou nesta quinta (13), de uma série de agendas estratégicas durante a COP30, realizada em Belém do Pará. A comitiva municipal, formada pelo prefeito César Nascimento, pela vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, pelos secretários Cleiton Jordão Santos (Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal – Semam-SCBem) e Claudio Barazal (Comunicação Social), marcou presença em três eventos centrais.
Arborização Urbana pelo Clima – Promovendo Cidades Verdes e Resilientes, que marcou o lançamento do Plano Nacional de Arborização; Reunião bilateral com a cidade de Pohang (Coreia do Sul) e Roda de Debates com Bancos Multilaterais: Financiamento Subnacional para o Clima e Desenvolvimento Sustentável.
O município manteve reuniões com importantes fundos internacionais voltados à agenda climática, com destaque para o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), consórcio que reúne Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, e para o Fundo Climático da União Europeia e do GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência de Cooperação Internacional da Alemanha). Durante os encontros, Cubatão apresentou projetos estratégicos de sustentabilidade, transição energética, neutralidade de carbono e recuperação de ecossistemas sensíveis, especialmente manguezais.
Um dos pontos centrais da programação foi a apresentação dos projetos de urbanização da Vila dos Pescadores e da Vila Esperança, conduzida pelo prefeito e pela vice-prefeita. "Mostramos que Cubatão está preparada para receber investimentos e transformar a vida das pessoas. Nossos projetos de urbanização são estruturantes e representam uma nova etapa de desenvolvimento, mais justa, sustentável e humana para a cidade", afirmou o prefeito César.
A recepção dos fundos multilaterais foi considerada bastante positiva, ampliando as expectativas de captação de recursos para as obras estruturantes. "A urbanização da Vila dos Pescadores e da Vila Esperança é prioridade. Esses financiamentos podem garantir moradia digna, segurança e infraestrutura adequada para milhares de famílias. Estamos trabalhando para que Cubatão avance com projetos sólidos e reconhecidos internacionalmente", destacou Andrea Castro.
Além das apresentações gerais, houve reunião exclusiva com o Fonplata, aprofundando o diálogo sobre possíveis parcerias e mecanismos de cooperação.
A delegação cubatense também articula novas agendas com a União Europeia, o governo da Espanha e a cidade de Barcelona, referência global em soluções baseadas na natureza, inovação urbana e transição energética. O objetivo é avançar em termos de cooperação técnica, especialmente nas áreas de planejamento urbano, arborização, adaptação climática e sustentabilidade.
O secretário Cleiton Jordão Santos reforçou a relevância da pauta ambiental e destacou que Cubatão já integra o Plano Nacional de Arborização Urbana, participando ativamente da construção de políticas públicas duradouras para florestas urbanas. "Cubatão volta a ocupar espaços estratégicos no debate climático nacional. Estamos contribuindo diretamente para o Plano Nacional de Arborização e consolidando políticas públicas permanentes para ampliar nossas florestas urbanas. Esse diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e com organismos internacionais fortalece nossa capacidade de avançar em arborização, adaptação e resiliência", afirmou o secretário.
Próxima agenda: apresentação no Pavilhão Brasil, Blue Zone – Neste sábado (15), às 17h30, o prefeito César Nascimento apresentará a palestra "Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis", no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru. A apresentação destaca o histórico de recuperação ambiental de Cubatão e suas estratégias para o futuro.
Cubatão reafirma protagonismo ambiental na COP30 – A participação de Cubatão na COP30 reforça o novo momento vivido pelo município, que se consolidou como referência internacional em recuperação ambiental após décadas de investimentos de grande impacto, como a recuperação da Serra do Mar; monitoramento contínuo das emissões industriais; reflorestamento e preservação de áreas sensíveis; ações de educação ambiental e investimentos em mobilidade urbana e habitação sustentável. De símbolo da poluição industrial no passado, Cubatão transformou-se em modelo de equilíbrio entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida, ampliando sua presença nas agendas globais de clima e sustentabilidade.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essa iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação dos seguintes objetivos: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação; ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial; e ODS 19 – Arte, Cultura e Comunicação.
Deixe a sua opinião
ver todos