Terça, 30 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,23

Santos

22ºC

POLÍTICA

Cresce a desaprovação da Câmara e melhora percepção sobre o governo Lula, diz pesquisa Pulso Brasil

Episódios como o motim no plenário e a PEC das Prerrogativas explicam o desgaste na imagem, avalia especialista

Da Redação

30/09/2025 - terça às 18h00

No recorte social, destaque para a aprovação do governo entre a classe média (51% de avaliação positiva contra 46% de avaliação negativa). - Ricardo Stuckert

No holofote do noticiário político com a chamada PEC da Blindagem (ou PEC das Prerrogativas), a Câmara dos Deputados atingiu em setembro 70% de desaprovação, segundo a mais recente pesquisa Pulso Brasil Ipespe. O resultado representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (63%), realizado em julho.

“O descontamento reflete atitudes dos deputados amplamente repercutidas pela mídia, como o motim no plenário e a PEC das Prerrogativas. Certamente esses episódios contribuíram para o desgaste na imagem da Câmara”, comentou o cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, do Ipespe.

Governo Lula – segundo a pesquisa, o Executivo foi na contramão da avaliação negativa da Câmara nos últimos dois meses: metade (50%) dos entrevistados apontou que aprova o governo do presidente Lula, um avanço de sete pontos percentuais em relação à aprovação apurada no levantamento anterior (43%).

A pesquisa estratifica a percepção do governo entre diferentes orientações políticas, mostrando que a aprovação é superlativa entre eleitores de esquerda (95%), mas também supera a desaprovação entre eleitores de centro (49% de avaliação positiva contra 45% de avaliação negativa). No recorte social, destaque para a aprovação do governo entre a classe média (51% de avaliação positiva contra 46% de avaliação negativa).

Senado – sem uma agenda que o colocasse sob o foco da atenção pública, o Senado, por sua vez, viu sua imagem oscilar positivamente na mesma pesquisa. Ainda assim, a maioria dos entrevistados (59%) disse que desaprova a atuação dos senadores (eram 61% na pesquisa anterior). Em julho, uma a cada quatro pessoas (25%) aprovavam a atuação da Casa, índice que chega agora a 26%, no levantamento que acaba de ser divulgado.

Judiciário – a grande exposição do STF no julgamento da “trama golpista” influenciou a pesquisa e levou ao aumento de três pontos na aprovação da Corte (de 43% para 46% no período); a desaprovação caiu de 49% para 44%, invertendo assim as posições de cada uma das avaliações na pesquisa (a aprovação do STF passou a superar, em dois pontos percentuais, a desaprovação no atual levantamento).

A Pesquisa Pulso Brasil Ipespe foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, tendo como objetivo identificar a aprovação dos Poderes e a percepção dos noticiários entre os brasileiros. O levantamento ouviu em todo o país 2.500 pessoas, com idade a partir de 16 anos.

 

 

Andrezza Oliveira

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CAMPANHA

Outubro chega lembrando sobre a prevenção e combate ao câncer de mama

ECONOMIA

Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Vigilância Sanitária de SP emite alerta sobre contaminação por metanol

2
Entre em nosso grupo