Sexta, 09 de Maio de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,35

Santos

23ºC

SAÚDE

Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional

Robson de Castro

23/01/2025 - quinta às 15h00

As chamadas telefônicas para serviços de emergência, como da polícia, dos bombeiros e do Samu, terão sua localização compartilhada. O serviço vale para aparelhos celulares que utilizam o sistema operacional Android 5.0 e resulta de uma parceria entre a Agência Nacional e o Google. 

 

Batizado de Serviço de Localização de Emergência (ELS), a iniciativa promete facilitar e agilizar o resgate em casos de emergência.

 

Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional para que a localização funcione, pois ele já está disponível em todos os dispositivos Android com a versão 5.0. 

 

A Anatel informou ainda que, para manter a privacidade dos usuários, o recurso só compartilha informações caso sejam realizadas ligações de emergência e não acessa ou armazena os dados. 

 

O serviço é oferecido via internet, e funciona mesmo em condições adversas, como conexão instável.

 

Segundo a Anatel, a nova tecnologia, lançada nessa quarta-feira (22) será essencial para aumentar a rapidez e a precisão no tempo de respostas nos resgates, para que mais vidas sejam salvas.

 

 “O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, disse a agência reguladora.

 

Agência Brasil

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RECEITA FEDERAL

Receita Federal em Santos apreende mais de 800 kg de cocaína

SEGURANÇA

STF anuncia acordo para uso de câmeras corporais pela PM de SP

NOVO PAPA

URGENTE: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV

2
Entre em nosso grupo