JOVEM APRENDIZ
A iniciativa promove formação prática e cidadã, oferecendo aos 137 participantes a primeira experiência profissional
Da Redação
13/10/2025 - segunda às 06h54
Evento na sede da Demà, marcou o início da jornada dos jovens - Divulgação
A partir deste mês, um novo ciclo profissional se inicia para centenas de jovens em São Paulo. Eles passam a integrar o quadro funcional da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por meio da parceria estabelecida entre a empresa e a Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi. Juntas, a companhia e a instituição vão proporcionar experiência prática em áreas administrativas e de apoio da CET, conciliada à formação cidadã e ao desenvolvimento de competências essenciais.
Considerada um caminho decisivo para a inclusão de jovens que buscam a primeira oportunidade em grandes empresas, a iniciativa tem como pilar o suporte integral, que garante o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, como explica o diretor da Demà, Vinicius Tondolo.
"Com essa parceria, estamos ampliando as chances dos jovens viverem experiências profissionais de forma atenciosa e elaborada para os desafios do mercado. É a oportunidade de crescimento, com direitos preservados e trabalhando de forma adequada," destacou.
O executivo também reforçou que o programa também é construído para permitir que jovens possam conciliar trabalho e estudo.
Um cuidado que para os jovens faz toda a diferença. Gabriel Falcão dos Santos, de 17 anos, um dos aprendizes, comemorou a oportunidade de viver as duas jornadas e demonstrou entusiasmo com a formação completa.
"Estou bem esperançoso, porque a CET é uma empresa relevante e quero aprender bastante. E viver essa jornada com a assistência da Demà é fundamental, pois vi que eles têm um projeto baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável," comentou.
Para as famílias, o programa é a materialização de um desejo de inserção e desenvolvimento. Luciana Matias da Silva, mãe da Maria Fernanda, de 16 anos, celebrou a conquista da filha.
"A gente está muito orgulhoso e feliz. É o primeiro emprego dela e ela queria muito trabalhar," declarou, acrescentando que o modelo de trabalho com educação paralela é fundamental. "É muito importante ela fazer o curso também, adquirir conhecimento, e em paralelo a isso poder estar trabalhando."
Ao lado dela, Fernando Ribeiro Santos, pai de Laís Barbosa, de 14 anos, resumiu o valor da iniciativa para a juventude.
"Está é uma oportunidade especial para os jovens nesse início de jornada profissional. No meu tempo, há 47 anos, não havia essa possibilidade. É incrível termos hoje esse tipo de iniciativa para que os jovens estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho", observou.
O presidente da CET, Milton Persoli, destaca que o programa reflete o compromisso em abrir as portas da companhia para uma nova geração. Para ele, essa parceria pode ser determinante para o futuro profissional dos participantes.
"Nós, como empresa, temos o papel de propiciar este marco na vida profissional desses jovens, oferecendo a oportunidade de iniciar a carreira e construir um futuro mais próspero em um programa de grande relevância," afirmou.
Com este projeto, a Demà e a CET consolidam um modelo de inclusão laboral e produtiva que investe diretamente no capital humano, promovendo o desenvolvimento social e a qualificação profissional aos que começam a viver essa experiência a partir de agora.
Elaine Brazão
Deixe a sua opinião
ver todos