MÚSICA
Há 35 anos, Cazuza saiu da vida e entrou na história
Robson de Castro
07/07/2025 - segunda às 23h50
Neste 7 de julho, um dos nomes mais importantes da música brasileira foi vencido pela doença.
Ex-vocalista do Barão Vermelho, Cazuza se destacou pelo seu talento como letrista, sua voz marcante e sua postura irreverente. Canções como “Bete Balanço”, “Ideologia”, “Brasil” e “O Tempo Não Para” marcaram gerações e continuam vivas na memória popular. Cazuza vendeu mais de cinco milhões de discos e teve onze músicas em primeiro lugar nas paradas nacionais.
Contemporâneos e críticos sempre reconheceram sua importância artística e social. O jornalista Marcelo Moreira disse: “Além da evidente qualidade de seus textos, o que fazia de Cazuza o melhor cantor do nosso rock era a irreverência e a intensidade.”
A cantora Mona Gadelha destacou que Cazuza “fez época com discursos de protesto contra as mazelas do Brasil da época, que são quase as mesmas de hoje.” A revista Rolling Stone Brasil afirmou que ele foi um dos poucos artistas que conseguiram combinar poesia com crítica social de forma tão direta e impactante.
Além de ser um ícone musical, Cazuza foi uma figura de grande importância social ao expor sua luta contra a AIDS, enfrentando o preconceito de frente. Seu legado permanece vivo através de canções atemporais, cinebiografias, o musical “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz” e inúmeras homenagens.
Para quem quer conhecer mais sobre sua história, ouvir seus discos, assistir aos filmes e peças que contam sua trajetória é uma forma de mergulhar na vida de um dos artistas mais autênticos do Brasil.
Cazuza - Meu lance é poesia + Protegi teu nome por amor (fotobiografia) - Box - https://amzn.to/4lzZ0ja
Cazuza - Protegi teu nome por amor (Fotobiografia) - https://amzn.to/407tsJl
Cd Fan Box Cazuza - O Tempo Não Para - Show Completo - https://amzn.to/3TZOBSc
Sketchbook Caderno Cazuza Pro Dia Nascer Feliz com Elástico e Marca Página Aquarela (Branco 180g 80 Páginas, G (14x20cm)) - https://amzn.to/45T2rNv
Deixe a sua opinião
ver todos