TALENTO
Henzo Ferreira, do Balé Jovem de São Vicente, foi selecionado para o Prix de Lausanne 2026
Da Redação
12/01/2026 - segunda às 09h27
São Vicente volta a se destacar no cenário cultural internacional. O bailarino vicentino Henzo Ferreira, de 15 anos, integrante do Balé Jovem de São Vicente, foi selecionado para participar do Prix de Lausanne 2026, um dos mais importantes concursos internacionais de dança clássica do mundo, que acontece de 1º a 8 de fevereiro, na Suíça.
Reconhecida mundialmente como a "Olimpíada do Balé", a competição reúne jovens talentos de diversos países. Para alcançar a conquista, os bailarinos passam por um rigoroso processo seletivo, que pode ocorrer por audição presencial ou envio de vídeo. Todos os anos, centenas de candidatos se inscrevem de diferentes partes do mundo, e apenas 80 bailarinos são selecionados para a etapa final presencial. Entre eles, somente cinco brasileiros, incluindo Henzo, que leva o nome de São Vicente para o palco internacional.
Morador da Vila Margarida, Henzo cresceu cercado pela dança. Seu irmão também foi bailarino do Balé Jovem, e desde muito pequeno ele sonhava em seguir o mesmo caminho. Sem condições financeiras de arcar com os estudos, encontrou no programa de bolsas de estudo do Balé Jovem de São Vicente a oportunidade de transformar esse sonho em realidade. Aos 9 anos, foi contemplado com a bolsa e, desde então, vem se destacando por sua dedicação e talento.
Emocionado, Henzo compartilha a importância dessa conquista. "Participar do Prix de Lausanne sempre foi um sonho! Não acredito até agora que estarei lá, representando o Brasil e crescendo como bailarino com tanta gente boa por perto. Sou muito grato ao Balé Jovem por sempre acreditar em mim".
"É um prazer dar mais esse passo com o Henzo. Participar do Prix de Lausanne é um marco para a carreira de qualquer bailarino e estamos nos preparando para que ele dê o melhor dele, aproveite a competição ao máximo para crescer e saia muito feliz." diz Geyssa Alencar, diretora do Balé Jovem.
O evento é reconhecido por oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em algumas das mais renomadas escolas e companhias de dança do mundo, representando uma oportunidade única de transformação pessoal e profissional para jovens bailarinos, reafirmando o papel de São Vicente como celeiro de talentos culturais.
Deixe a sua opinião
ver todos