Domingo, 27 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,53

Santos

18ºC

MEC

Após pressão do movimento negro, MEC prorroga prazo de edital

O movimento classifica a prorrogação como insuficiente. Aponta que o edital segue sem diálogo com os cursinhos e mantém regras excludentes, como a exigência de CNPJ, padronização de horas semanais e a não priorização de critérios raciais, quilombolas e in

Da Redação

16/05/2025 - sexta às 12h00

Organizações cobram que o Ministério estabeleça diálogo e reestruture as regras do CPOP - Uneafro Brasil

Após pressão de cursinhos populares e organizações do movimento negro, o Ministério da Educação (MEC) estendeu em dois dias o prazo do edital do CPOP, que trata do apoio técnico e financeiro a cursinhos comunitários. O prazo anterior encerrava nesta quarta-feira (14), conforme divulgado oficialmente pelo próprio ministro Camilo Santana em suas redes sociais. A nova data, no entanto, ainda não foi publicada nos canais oficiais do MEC.

 

O movimento classifica a prorrogação como insuficiente. Aponta que o edital segue sem diálogo com os cursinhos e mantém regras excludentes, como a exigência de CNPJ, padronização de horas semanais e a não priorização de critérios raciais, quilombolas e indígenas. Além disso, o documento enviado ao MEC pede um prazo mínimo de 30 dias para inscrições e a criação de um fórum permanente com representantes dos cursinhos e do ministério.

 

"Prorrogar o prazo de um edital que segue excludente e sem diálogo não resolve a questão. O MEC mantém uma postura de silêncio diante de uma pauta construída historicamente pelos cursinhos populares e pelo movimento negro. Nem mesmo a manifestação formal da Defensoria Pública da União teve resposta. Isso revela falta de transparência e descompromisso com a escuta democrática", afirma Douglas Belchior, diretor do Instituto de Referência Negra Peregum e cofundador da Uneafro Brasil.

 

Na segunda-feira (12), a Defensoria Pública da União notificou o MEC, por meio de ofício dirigido diretamente ao ministro, apoiando os argumentos do movimento e solicitando mudanças. Até o momento, não houve resposta oficial do Ministério.

 

Daniela Martins - (11) 96626 6615 - [email protected]m

Taís Gomes - (11) 98834 9744 - [email protected]

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEU BOLSO

Aneel confirma bandeira vermelha no patamar 2 para o mês de agosto. Veja como economizar na conta

FISCALIZAÇÃO

Receita Federal em Santos apreende cocaína oculta na estrutura de um contêiner refrigerado

ENEM 2025

São Paulo contabiliza mais de 751 mil inscritos

2
Entre em nosso grupo