Quarta, 30 de Abril de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,42

Santos

24ºC

POLÍTICA

Após caso Joca, Senado aprova regras para transporte aéreo de animais

A proposta, que volta para análise da Câmara dos Deputados, obriga as companhias aéreas a oferecerem opções de transporte de cães e gatos adequados ao porte e às funções do animal.

Adriana Lopes

24/04/2025 - quinta às 09h00

Matéria volta à Câmara dos Deputados para nova votação - João Fantazzini/Instragram

O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) novas regras para o transporte aéreo de animais domésticos. A proposta, que volta para análise da Câmara dos Deputados, obriga as companhias aéreas a oferecerem opções de transporte de cães e gatos adequados ao porte e às funções do animal. 

O substitutivo da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) ao PL 13/2022 determina que as empresas publiquem informações atualizadas e completas sobre o serviço e mantenham equipes treinadas e equipamentos específicos para o trabalho. Os cães-guias continuam com o direito garantido de voar com seus tutores.

O projeto foi chamado de Lei Joca, lembrando o episódio do cachorro Joca (foto) que morreu após erro no destino e transporte inadequado.

Após a aprovação, a senadora comemorou dizendo que, pela primeira vez, o Brasil terá uma legislação sobre o tema. 

“Agora as companhias aéreas vão poder ofertar o transporte dos pets nos aviões mas de uma forma segura para os animais e para os passageiros”. 

Em outubro do ano passado, o Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou o Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata), com regras mais rígidas para o transporte de animais em voos.

 

 

Agência Brasil

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Governo vai ampliar vacinação e buscar novas parcerias privadas para acelerar atendimento no SUS

RIO GRANDE DO SUL

Um ano após enchentes, cerca de 380 pessoas seguem em abrigos no RS

FERIADO

Feriado do Dia do Trabalho deve atrair 1,2 milhão de turistas a destinos de SP

2
Entre em nosso grupo