Terça, 14 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,48

EuroR$ 6,36

Santos

22ºC

OPORTUNIDADES

Abertura de empresas cresce 14,1% no 2º quadrimestre de 2025 no Brasil

Em relação ao mesmo período de 2024, micro e pequenas empresas lideram o crescimento, com destaque para MEIs e cooperativas, reforçando o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico do país

Da Redação

14/10/2025 - terça às 15h00

Outro destaque positivo foi o aumento das cooperativas, com 775 novas aberturas no quadrimestre, crescimento de 25,8% em relação ao período anterior. - Divulgação

Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte apresentou os resultados do Mapa de Empresas referentes ao segundo quadrimestre de 2025. O estudo reúne os principais indicadores sobre a dinâmica empresarial brasileira, oferecendo um retrato atualizado da formalização de negócios no país.

O Brasil encerrou o período com 24,2 milhões de empresas ativas, das quais 93,8% são micro e pequenas empresas. Entre elas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) representam mais da metade, totalizando 12,6 milhões de registros.

Entre maio e agosto de 2025 foram abertas 1,67 milhão de novas empresas, o que representa um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período de 2024. O tempo médio para abertura manteve-se em 21 horas, confirmando a efetividade das medidas de simplificação e transformação digital implementadas pelo Governo Federal.

O saldo entre aberturas e fechamentos foi positivo em todas as unidades da federação, e todas as regiões do país apresentaram saldo positivo. O Sudeste lidera em volume de novos negócios, mas o Nordeste e o Norte também registraram participação expressiva — o que mostra que o empreendedorismo está espalhado por todo o Brasil, e não concentrado em uma única região.

O levantamento também mostra a força do setor de comércio e serviços, que concentra 82,2% das empresas em funcionamento. Atividades como promoção de vendas, comércio varejista de vestuário e serviços de beleza estão entre as mais representativas no cenário nacional.

Outro destaque positivo foi o aumento das cooperativas, com 775 novas aberturas no quadrimestre, crescimento de 25,8% em relação ao período anterior.

RELATÓRIO DO 2º QUADRIMESTRE DE 2025 

Categoria

Empresa, Indústria e Comércio

 

 

 

Ministério do Empreendedorismo

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SÃO SEBASTIAÕ

Porto de São Sebastião terá área de apoio para reduzir espera de caminhões

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Ministério do Empreendedorismo fortalece políticas públicas

DIREITOS HUMANOS

Programa Brasil Antenado amplia prazo para solicitação da nova parabólica digital

2
Entre em nosso grupo